wifi gratuito

Wifi gratuito: saiba como isso pode colocar o seu celular em risco

wifi gratuito*

Quando está fora de casa e precisa utilizar a internet, muitas pessoas recorrem ao Wi-FI gratuito, que pode ser encontrado em lojas, shoppings, mercados ou em locais públicos. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado, pois ele pode apresentar perigos.

Neste texto, você entenderá quais as consequências de utilizar o Wi-Fi gratuito de forma insegura, além de algumas dicas de como utilizar esse serviço de forma cuidadosa.

Quais as consequências de usar Wi-Fi gratuito sem segurança?

Por mais que seja tentador responder uma mensagem no WhatsApp ou verificar os Stories do Instagram enquanto está na rua, tomar essa atitude de forma imprudente poderá trazer problemas para o seu celular. Por isso, confira a seguir alguns dos perigos nos quais você pode ter ao utilizar Wi-Fi gratuito:

Roubo de senhas

Pessoas mal-intencionadas conseguem ter acesso ao seu aparelho enquanto estiverem conectados à sua rede. Caso você tenha senhas salvas no aparelho, eles terão acesso e poderão utilizá-las para acessar as suas redes sociais, contas em banco ou até mesmo fotos, vídeos e outros dados e pedirem resgaste para que você possa reavê-los.

Espionagem

Em outros casos, os hackers espionam as suas ações e, em caso de encontrarem algo sigiloso (como o lançamento de um produto por uma empresa, por exemplo), poderão vazar essas informações ou pedir uma quantia para que elas não sejam divulgadas fora da data estipulada pela instituição.

Injeção de vírus

Uma outra consequência de se utilizar Wi-Fi gratuitos sem saber a sua procedência é a possibilidade do seu celular contrair um vírus. Uma vez instalado, ele poderá deixar o seu aparelho lento, modificar e danificar arquivos. Em casos mais graves, o malware ainda pode enviar mensagens, fazer compras e outras ações se passando pelo usuário.

Como se manter seguro utilizando Wi-Fi gratuito?

Para evitar ter algum dos problemas citados no tópico anterior, é possível tomar algumas precauções e seguir algumas dicas para utilizar Wi-Fis públicos de maneira segura, evitando que hackers e vírus tenham acesso aos seus dados.

Desligue o Wi-Fi enquanto não estiver usando

Nos momentos em que não estiver usando a internet, opte por desligar o Wi-Fi. Sem a conexão, não é possível que pessoas mal-intencionadas tenham acessos aos seus dados ou ao seu aparelho. Ligue-o apenas quando for utilizá-lo e desligue-o logo em seguida para ter mais segurança.

Não deixe senhas salvas nos navegadores ou aplicativos

Uma outra medida para evitar que hackers tenham acesso às suas informações é nunca deixar senhas e informações confidenciais salvas no aparelho. Sempre faça login manual nas suas redes sociais e, caso tenha muitas senhas e não consiga decorá-las, utilize um caderno para armazená-las e o consulte-o sempre que precisar entrar em uma conta na qual não saiba a senha.

segurança digitalPowered by Rock Convert

Utilize um serviço de VPN

Uma outra alternativa é utilizar um serviço de VPN (Rede Privada Virtual) no qual o celular acessa a internet por meio de uma rede privada. Em muitos casos, utiliza-se uma VPN de outro país, impossibilitando que o aparelho seja encontrado na internet. Com ela, hackers não conseguirão encontrar o seu aparelho conectado na rede de celular, sim um outro tipo de celular com IP e rede de outro país.

Não faça transações bancárias

Uma outra dica para não ter seus dados roubados em caso de uma invasão virtual é não fazer nenhum tipo de transação bancária enquanto está usando um Wi-Fi gratuito. Assim, não é possível que terceiros tenham acesso a sua conta bancária e façam transferências e compras com o dinheiro que você tem em conta.

Confirme com algum funcionário do estabelecimento se o sinal é realmente deles

Caso você esteja usando o Wi-Fi gratuito de algum estabelecimento, como restaurante, shopping ou loja, verifique com algum funcionário se aquela rede realmente é distribuída gratuitamente para clientes. Em alguns casos, pessoas mal-intencionadas podem criar uma rede nova, utilizando o nome do restaurante para que clientes e andantes se sintam mais seguros ao utilizar aquele Wi-Fi.

Tome muito cuidado com redes de Wi-Fi sem senha

É possível criar redes de Wi-Fi que não precisem de uma senha para serem acessadas. Entretanto, evite usá-las, já que a possibilidade de ser um tipo de golpe virtual é muito grande. Também não é recomendável que Wi-Fis privados sejam mantidos sem senha, já que muitas pessoas poderão acessá-la, deixando a conexão mais lenta.

Deixe o sistema operacional do seu aparelho sempre atualizado

Para que seu celular fique mais seguro e rápido, deixe a sua versão Android ou iOS sempre atualizada. Isso dará uma série de benefícios, como um consumo menor da bateria, um touch mais sensível, além da correção de defeitos provenientes das versões anteriores.

Instale um antivírus

Os antivírus impedem que você realize atividades consideradas perigosas, além de detectarem ameaças de vírus e eliminar os que já estejam instalados no seu smartphone. Alguns aplicativos de antivírus ainda permitem que você apague arquivos desnecessários e aumente a vida útil da sua bateria.

Caso esteja inseguro, prefira utilizar a rede de dados do seu celular

Caso perceba que uma Wi-Fi gratuito é malicioso, utilize a rede de dados proveniente da sua operadora de celular, como o 3G ou 4G, que são pagas. Assim, você poderá navegar com segurança, mesmo que tenha que gastar alguns créditos para acessar as suas redes sociais e fazer transações bancárias.

Baixe um aplicativo que permita utilizar Wi-Fis públicos tranquilamente

Uma solução bastante eficiente para utilizar Wi-Fis gratuitos com segurança é baixar aplicativos que protejam o usuário durante essa ação. Um desses apps é o Wi-Fi seguro da Hero, no qual é possível utilizar Wi-Fis públicos com segurança, já que ele se encarregará de evitar invasões de hackers ou de ter seus dados expostos para terceiros.

E então? Entendeu os perigos de utilizar um Wi-Fi gratuito e quais as melhores formas de usar uma conexão de internet gratuita sem que seu celular contraia vírus, sofra roubo de dados, entre outros problemas? É muito importante manter o seu celular seguro, pois diversas informações confidenciais sobre você estão armazenadas nele.

Gostou do texto? Então confira 5 manias que podem colocar a sua segurança na internet em risco, além de receber dicas de como navegar on-line de forma segura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.