senha no whatsapp

Como colocar senha no WhatsApp e proteger seus arquivos

A necessidade de troca de informações, desde assuntos familiares até questões de trabalho e negócios, é algo crescente e, com ela, cresce cada vez mais a preocupação com a proteção dos arquivos. Nesse sentido, colocar senha no WhatsApp tornou-se essencial para preservação da própria privacidade, visto que ele é um dos aplicativos mais utilizados para comunicação.

Usar um código para proteger dados pessoais é possível tanto pelo próprio aplicativo como com o uso de outros programas voltados para esse fim. Conhecer esses meios são uma forma de aumentar a sua segurança e de todos aqueles que compartilham materiais com você.

Neste artigo vamos mostrar as melhores formas de proteger as suas informações. Por isso, continue a leitura para saber qual a maneira ideal de colocar um código para acessar o seu WhatsApp.

Usando o próprio WhatsApp

Embora o aplicativo por si só não tenha nenhum mecanismo para inserção de uma senha que proteja as conversas, é possível ativar o recurso de “verificação em duas etapas”. Essa funcionalidade atua como uma ação complementar para aumentar a segurança.

Assim, todas as vezes que for preciso confirmar o número do seu telefone no WhatsApp, será preciso digitar o PIN de seis dígitos, que serão definidos durante a ativação da função. Para usar esse artifício basta seguir o caminho: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Além do mais, você também tem a possibilidade de definir um e-mail para recuperar a sua conta, caso esqueça o PIN. No entanto, fique em alerta, pois caso receba um email pedindo a desativação de confirmação em duas etapas não clique no link, porque outra pessoa pode estar tentando furtar as suas informações.

Bloqueio por dados biométricos

Em aparelhos com sistema operacional Android 6.0 ou superior que tenham o recurso de reconhecimento de impressões digitais, o WhatsApp já dispõe de bloqueio por biometria.

Para ativar o recurso, siga o caminho: Mais opções > Configurações > Conta > Privacidade > Bloqueio por impressão digital > Desbloquear com impressão digital. Em seguida confirme a sua impressão digital e o intervalo de tempo para que seja solicitada a autenticação. Não esqueça que a função de bloqueio por impressão digital precisa estar configurada no aparelho, ok?

Usuários de dispositivos iOS também podem contar com uma ajuda extra com o reconhecimento facial, mas apenas na versão 2.19.20, que pode ser baixada na Apple Store. Para usar a função basta seguir a trilha: Configurações > Contas > Privacidade > Bloqueio de Tela.

Fazendo uso de aplicativos de bloqueio

Para evitar que outros acessem indevidamente o seu WhatsApp, existem aplicativos que foram desenvolvidos com o propósito de inibir a ação de pessoas mal intencionadas, protegendo, dessa forma, suas informações confidenciais em casos de perda ou roubo. Conheça alguns tipos!

Bloqueio por senha padrão e PIN

Alguns aplicativos como o HERO, por exemplo, foram pensados para proteger os arquivos e os apps do celular de forma geral. Esses softwares permitem que, além do WhatsApp, outros programas também sejam protegidos.

Com eles, você também tem a liberdade de escolher o tipo de senha, podendo ser tanto numérica, optando por um código PIN, como um desenho ao selecionar um padrão de desbloqueio.

Uma lista de aplicativos instalados no smartphone será apresentada. Assim, você marcará os aplicativos em que deseja colocar uma senha de acesso. Isso é bem intuitivo e você pode discernir, de acordo com os seus propósitos, qual é o melhor tipo de senha e quais apps mais precisam de proteção.

Bloqueio por impressão digital

Na era da biometria, alguns apps resolveram não ficar de fora. Afinal, alguns celulares já comportam a possibilidade de inserir senha por meio de dados biométricos como a impressão digital.

Powered by Rock Convert

No entanto, é importante esclarecer que o smartphone já deve estar configurado com uma impressão digital, porque o aplicativo fará uso dessa informação para funcionar. Assim, usando aplicativos desse tipo, você poderá ajustar o acesso ao WhatsApp por meio de impressão digital.

Uma vantagem desse processo é que dados biométricos são únicos para cada pessoa, impossibilitando a violação de sua privacidade em caso de perda ou roubo do seu celular.

Instalando um antivírus no smartphone

Mesmo com aplicativos de bloqueio, às vezes é necessário redobrar a precaução não só com ataques físicos, como um acesso indevido ao celular, mas com ataques cibernéticos também.

Nesses casos, contar com uma proteção maior e mais completa é altamente recomendado. Afinal, programas antivírus têm ferramentas mais aprimoradas para evitar roubo de informações e danos aos arquivos provocados por hackers.

Muitos aplicativos de proteção já apresentam a função de gerenciamento de senhas, tornando mais simples a definição e a gestão de senhas em apps como o WhatsApp. Assim, investir em um antivírus permite proteger o smartphone de ações criminosas e gerir melhor suas senhas.

Dessa forma, o Hero é uma excelente solução para quem deseja segurança completa para o celular. Existe uma série de funções nesse aplicativo que tornam a navegação pela internet e o armazenamento de dados mais seguros. Confira!

Mecanismo de proteção de privacidade

O Hero é um software que oferece ao usuário a experiência de ter senhas, arquivos e conversas protegidos quando o aparelho está conectado à internet. Assim, conversas e perfis em redes sociais ficam protegidos de invasões e roubo de dados.

Proteção de apps com senha

Ao instalar o aplicativo Hero em seu celular, você pode optar por colocar senha em vários aplicativos, inclusive o WhatsApp. Durante o processo de instalação, quando concedida a permissão para acessar arquivos no aparelho, o app pode mapear os programas instalados e oferecer a proteção por senha.

O Hero oferece duas possibilidades de bloqueio: senha ou padrão. Após a escolha do tipo de código, basta escolher os aplicativos que serão bloqueados, entre eles o WhatsApp, para que a ferramenta funcione corretamente.

Usando o WhatsApp de forma segura

Algumas atitudes também ajudam a manter a segurança no WhatsApp. Além do uso de senhas, é necessário ficar atento a alguns detalhes que vão além de manter as conversas em sigilo, se precavendo para evitar golpes. Veja como!

Fique atento a links suspeitos

Evite clicar em links suspeitos que circulam pelo aplicativo passando a impressão de serem oficiais. Recebido o link, observe se ele não apresenta erros de digitação, porque esse pode ser um indício de armadilha.

Quando o link for enviado por uma pessoa conhecida, pergunte como e de quem ela recebeu a informação suspeita e em hipótese alguma abra links de origem desconhecida. Afinal, é a proteção de suas informações que pode estar em risco.

Faça o backup dos seus dados

Para assegurar que seus dados não sofram danos ou perdas, fazer o backup das suas informações é uma ação saudável para a segurança do seu smartphone. Além de fazer backup no Google Drive, existe a possibilidade de realizar o download das suas informações para o celular ou para o computador.

Desse modo, seguindo todas essas dicas é possível proteger os seus arquivos e aqueles que deles dependem. Colocar senha no WhatsApp é uma atitude de prudência e que ajuda a evitar inúmeros problemas.

Quer proteger o seu smartphone? Então acesse o nosso site e veja como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.