seguro para celular

Seguro para celular: vale a pena contratar? Conheça os prós e contras

Você já pensou na possibilidade de contratar um seguro para celular? Muitas pessoas utilizam-no para trabalho ou investem um valor alto nesses aparelhos e para evitar prejuízos, recorrem aos serviços de seguradoras.

Neste texto, você conhecerá melhor como um seguro para smartphones funciona, bem como conhecer algumas dicas para escolher a melhor empresa para garantir a segurança de seu aparelho.

Como funciona o seguro para celular?

O seguro de celular funciona de maneira parecida com o oferecido para carros. Ao contratar esse tipo de serviço, você deverá pagar um valor mensal e, em troca, terá seu celular protegido contra eventuais problemas, recebendo um pagamento em dinheiro para cobrir os danos ou um novo aparelho.

Há também outras diferenças, como o fato de muitas empresas não aceitarem segurar aparelhos com um longo período de uso, além de ter um período de cobertura limitado a um ou dois anos.

Outra exigência é a apresentação da nota fiscal de compra do aparelho a fim de comprovar que é realmente seu. Ademais, o celular precisa ter sido adquirido no Brasil.

Quais são as coberturas que um seguro para celular oferece?

As empresas que oferecem o serviço de cobertura de celular contam com uma série de planos e atividades que são cobertas. Afinal, há diferentes situações em que o aparelho pode sofrer danos. Confira a seguir algumas das que são comumente seguradas.

Danos físicos

Caso o seu celular sofra alguma queda ou outro tipo de dano de maneira acidental, o plano poderá cobrir parcial ou totalmente o valor do conserto. Algumas empresas pedem um período de carência para se certificarem de que o segurado não esteja tentando algum tipo de golpe.

Além disso, danos elétricos como curtos-circuitos, descargas ou problemas recorrentes com oscilação de energia (enquanto o celular está conectado à tomada) também podem ser cobertos.

Também é importante ter em mente que só são cobertos danos acidentais, ou seja, que não foram causados diretamente pelo proprietário do aparelho. Desse modo, são evitadas fraudes.

Roubo

Caso seu aparelho seja roubado, alguns seguros também podem auxiliar na compra de um novo, principalmente nos casos em que existe ameaça à mão armada. Se essa situação acontecer, é importante não apenas acionar o seguro com rapidez, mas também procurar maneiras de evitar que seus dados caiam em mãos erradas.

Ligue para a operadora e peça o bloqueio do aparelho, para que ele não seja utilizado por terceiros. Além disso, realize um boletim de ocorrência para ter a chance de reaver o aparelho caso o infrator seja preso.

Furto

Em casos de furto, ou seja, em que não existe agressão física, nem contato direto com o agressor, nem algum tipo de dano a outros objetos (como a quebra de uma janela), há muita divergência entre as operadoras, sendo que podem ou não oferecer cobertura.

Entretanto, existem algumas situações de roubo nas quais o serviço pode não ser eficiente, como quando o aparelho é esquecido em um veículo e não devolvido.

Powered by Rock Convert

É muito importante sempre ler com atenção o contrato antes de assinar com a seguradora, além de sempre confirmar com os representantes se determinadas situações realmente são cobertas pelo serviço ou não.

O que levar em conta ao contratar um serviço de seguro de celular?

Agora que você conheceu alguns dos serviços que podem ser cobertos por meio de um seguro de celular, está na hora de começar a pensar no que deve ser levado em conta para escolher uma boa seguradora. Confira algumas dicas a seguir.

Preço

Um dos primeiros pontos que devem ser analisados é o preço do seguro, bem como a mensalidade. A depender do valor de seu aparelho, pode não valer a pena gastar uma quantia muito alta por um seguro mais robusto.

Faça uma pesquisa pelas seguradoras de sua região e avalie os preços de cada uma, bem como as diferenças entre os planos. Desse modo, você conseguirá avaliar qual oferece o valor mais adequado à sua necessidade.

Coberturas oferecidas

As situações que são cobertas pelo seguro também precisam ser analisadas. Se você vive em uma região com grande incidência de assaltos e roubos, é interessante contar com um serviço que cubra esse tipo de situação.

Se utilizar o smartphone para trabalhar, dependendo do ramo de atuação, ele estará sujeito a danos físicos com maior frequência. Nesses casos, ter um seguro que ajude a cobrir os custos constantes relacionados a reparos é bastante interessante.

Valor da franquia

Os seguros de celular também dispõem de franquia, que acontece da seguinte maneira: o segurado precisa pagar um certo valor para que o reparo ou compra do novo aparelho seja feito.

Em alguns locais, é necessário o pagamento de 28% do valor do aparelho. Entretanto, essa porcentagem pode ser mudada a depender de cada seguradora. Aproveite para pesquisar qual oferece um valor menor.

Período de carência

O período de carência é aquele no qual o segurado precisará ficar sem acionar o seguro por conta da recente contratação do plano. Como pode variar bastante, é importante escolher aquele que oferece uma carência menor.

Caso seu celular sofra algum problema durante esse tempo, você não poderá reaver o dinheiro gasto com reparos e compras, mesmo pagando todas as mensalidades em dia.

Reputação da empresa

Como essa empresa de seguros está no mercado? Verifique o que atuais e ex-clientes falam sobre os serviços prestados por ela, além de conferir se está regulada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelo controle e fiscalização das empresas de seguros no país.

Está pronto para contratar um serviço de seguro para celular? Ao conhecer melhor como funciona esse serviço e seguir as dicas de como escolher a melhor seguradora, você vai manter seu celular sob proteção e garantir que esteja em boas condições por mais tempo.

Este post sobre seguros para celular foi útil para você? É muito importante que, além de ter um seguro, você tome medidas para proteger seu aparelho. Por isso, conheça 10 dicas de segurança para utilizar o celular.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.