o que é https

O que é https e para que serve?

Por mais que a internet seja um lugar com diversas oportunidades para estudo, trabalho e lazer, ela também é um espaço perigoso para quem não sabe em quais sites transitar. Por isso, foi criado o certificado https.

Neste texto, você entenderá o que é https e como ele funciona. Além disso, você também conhecerá quais as diferenças para o certificado http e se realmente a versão mais recente é a mais segura.

O que é https?

O https (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) é um tipo de selo de segurança que permite aos usuários cadastrados guardarem suas informações no site com proteção.

Com isso, o servidor cria a responsabilidade de zelar por essas informações, evitando que hackers ou vírus possam acessá-los e, assim, realizar diversas atividades criminosas. Foi criado em 1994, pela empresa Netscape, uma instituição de serviços de computação americana.

Inicialmente, foi produzido para proteger o servidor da empresa que contava com o seu navegador próprio. Entretanto, o selo se popularizou tanto que outros navegadores começaram a utilizá-lo, tornando-se assim um símbolo geral de segurança on-line.

Para verificar se um site conta com essa proteção https, é necessário examinar na barra de navegação do navegador se existe o ícone de um cadeado próximo ao URL. Em caso afirmativo, significa que o site conta com esse mecanismo de defesa.

Como ele funciona?

O https criptografa a comunicação dos sites impedindo que sejam acessados por quem não tem a “chave” de acesso. Assim, os clientes e o servidor conseguem trocar informações de maneira sigilosa.

Essa criptografia também se aplica ao aparelho que estiver acessando o domínio em questão, como celulares, tablets ou computadores. Além disso, a URL do site sofre com uma simples modificação, tornando-se “https” em vez de “http”.

É importante que as empresas comecem a adotar o https em seus sites, já que o Brasil é considerado um dos países que mais sofre com problemas relacionados à fraude de internet.

Para conseguir um certificado de segurança no servidor, é preciso requisitar uma solicitação para a assinatura de certificado (CSR). Após isso, é necessário solicitar o certificado SSL e, então, instalá-lo em seu site.

Qual a diferença entre http e https?

Existem algumas diferenças que fazem o https se sobressair ao http. A primeira delas é que o modelo mais recente conta com uma camada adicional de proteção SSL, o que garante a criptografia das informações e dados compartilhados com o servidor e site.

O http não conta com essa proteção extra, permitindo que hackers consigam monitorar a troca de dados entre o servidor, site e usuário. Uma vez infiltrados, esses criminosos poderão coletar dados importantes, como senhas bancárias.

Além disso, o https garante uma transferência mais segura dos dados fornecidos para os sites que o usuário navega, evitando fraudes ou outros tipos de ataques criminosos.

segurança digitalPowered by Rock Convert

Essas informações estão completamente seguras, já que apenas pessoas autorizadas conseguem ter acesso a elas, justamente em função da criptografia de informações que necessita de uma “chave” para ser aberta.

Outro benefício bastante interessante, principalmente para as empresas que utilizam essa tecnologia, é a de que o Google avalia positivamente quem utiliza certificados SSL em seus sites, aumentando assim o seu SEO e a posição do site nos mecanismos de busca.

Sites com https são realmente mais seguros?

Os sites com certificado https realmente são bastante seguros, pois acrescentam um nível de segurança criptografada que auxilia a proteção dos dados do usuário. Entretanto, criminosos já se adaptaram a esse dispositivo também.

Algumas pessoas mal intencionadas utilizam técnicas de phishing, no qual atraem o usuário para uma página com um falso certificado SSL (eles conseguem criar uma conexão segura, porém entre o usuário e um servidor falso).

Em outras situações, alguns sites podem apresentar um cadeado falso ou mudam o ícone do próprio site para se passar pelo símbolo. Para evitar cair nesse tipo de golpe, passe o mouse sobre o cadeado e verifique se aparece a opção de acessar mais informações sobre a página.

Como se manter seguro na internet?

Além de navegar apenas em sites que tenham esse certificado, é importante seguir outras dicas para se manter seguro na internet. Evite clicar em links suspeitos, principalmente se eles foram enviados de sites estranhos ou em contextos duvidosos.

Além disso, evite ao máximo compartilhar suas informações pessoais com estranhos, como senhas, dados bancários ou qualquer informação que possa ser utilizada por criminosos.

Para as suas contas e redes sociais, escolha senhas seguras e que sejam difíceis de serem descobertas, evitando clichês como nomes e pessoas ou datas de nascimento. Também evite adicionar uma mesma senha em diferentes contas.

Em seu computador, utilize sempre um antivírus de segurança, deixando-o ativado o tempo todo. Em caso de algum tipo de ameaça, ele alertará o usuário e tomará as medidas cabíveis para proteger a máquina.

Utilize ferramentas para bloquear pop-ups indesejados enquanto acessa sites e programas. Muitos deles podem conter vírus e ficam dispostos na tela justamente para induzir o usuário a clicar sem querer, e então fazer o download automático de arquivos maliciosos ou abrir páginas de propaganda.

Muitas redes sociais permitem utilizar a chamada autenticação em duas etapas. Nela, é possível sincronizar o seu celular para que, caso algum login suspeito seja feito, uma mensagem será enviada diretamente para o aparelho.

Outra dica é pesquisar bastante sobre segurança na internet a fim e se manter atualizado sobre novas práticas criminosas e maneiras de se proteger no mundo on-line.

Assim, entendendo o que é https, como ele funciona, quais as diferenças para o http, e se esse tipo de certificado de segurança realmente é seguro, você poderá não somente navegar com maior segurança na internet, mas também implementar essa tecnologia em seu site para usufruir dos benefícios.

Gostou do texto? Então assine a nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo do nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.