liberar espaço no iphone

10 formas de liberar espaço no iPhone com dicas simples e apps

Você já passou pela situação de querer tirar uma foto ou vídeo e não poder pelo fato de o celular estar com a memória cheia? Isso costuma acontecer porque o aparelho está com excesso de dados e apps, que acabam lotando a memória e o deixando mais lento.

Neste texto, você conhecerá 10 dicas simples para liberar espaço no iPhone para que possa armazenar diversos tipos de arquivos sempre que precisar e deixar o seu aparelho sem travamentos.

1. Apagar vídeos e arquivos desnecessários

É normal fazer diversas fotos e vídeos com o celular para registrar momentos e postar nas redes sociais, entretanto é preciso lembrar de que a memória do aparelho tem um limite e o excesso de arquivos impedirá que você faça novos registros futuramente.

Por isso, exclua fotos e vídeos que não queira guardar. Você poderá postá-los no Facebook e Instagram para não perder esses registros ou até mesmo utilizar aplicativos de nuvem, serviço que falaremos em outro tópico.

Uma outra maneira de eliminar arquivos inúteis de seu iPhone é reiniciando-o periodicamente. Com isso, elimina-se arquivos temporários que acumulam enquanto o celular está ligado e em uso constante por vários dias.

Caso você não queira se desfazer de alguns arquivos, ao mesmo tempo que não acha necessário deixá-los no aparelho, você poderá alocá-los em um HD externo ou até mesmo adquirir um cartão de memória para alocá-los.

2. Desativar o compartilhamento de fotos

É possível compartilhar fotos entre alguns dispositivos e acessar os registros mais recentes, incluindo os arquivos enviados para um computador MAC ou de outros sistemas operacionais. Isso pode ser prático para acessar fotos em diferentes locais, mas essas imagens ocupam um espaço extra em seu iPhone.

Por isso, é aconselhável desativar essa opção. Para fazer isso, vá até as configurações do celular, procure a sessão de “Fotos e Câmera” e então desative a opção de “Meu compartilhamento”.

3. Sair dos álbuns compartilhados

Também há a possibilidade de compartilhar imagens com outros usuários e seus respectivos aparelhos. Contudo, essas fotos de terceiros também ficam armazenadas em seu celular e ocupam um espaço que poderia ser utilizado para outros fins.

Para sair de um álbum compartilhado, é preciso acessá-lo em seu dispositivo. Após isso, acesse a aba “Pessoas” e selecione “Apagar Álbum Compartilhado”. Com isso, seu celular não terá mais essas fotos armazenadas.

4. Apagar aplicativos que não são usados

Em um momento de animação, acabamos baixando aplicativos que utilizamos pouco ou só abrimos uma vez para realizar determinada atividade. Acontece que eles continuam ocupando espaço no aparelho.

Por isso, sempre elimine de seu celular aqueles que estão em desuso. Para realizar esse procedimento, pressione o ícone e seguro até que os demais comecem a se mexer. Então, clique no ícone de “x” e na opção apagar.

Uma outra opção é desativar a atualização automática de aplicativos, principalmente aqueles que não são utilizados com frequência. Para fazer isso, é preciso ir até as configurações do aparelho, clicar em “atualizações” e desativar a opção de atualização automática.

hero-campanha-bloqueio-hackers-blogPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

5. Armazenar fotos e vídeos no iCloud

O iCloud é um sistema de nuvem criado e oferecido pela Apple no qual é possível armazenar diversos tipos de arquivos em diversos dispositivos da empresa. O serviço permite até 5GB de armazenamento gratuito.

Para configura-lo, é necessário ir até a opção de “ajustes” e clicar na opção dedicada ao serviço. Depois de ativar a nuvem, entre com a sua conta da Apple e adicione os arquivos que devem ser transferidos para a nuvem.

6. Eliminar mensagens

É comum pensarmos que mensagens recebidas por operadora ou até mesmo acumuladas em aplicativos de mensagens não ocupam espaço no aparelho, já que costumam ser compostas por poucos caracteres.

Entretanto, acumular um grande número vai tomar um espaço que poderia ser utilizado para armazenar outros tipos de arquivos e deixar o smartphone lento.

7. Limpar o cache do navegador

O cache do navegador é um serviço que auxilia o serviço de navegação a armazenar e carregar mais rapidamente as páginas que são visitadas com frequência por meio do armazenamento de dados.

Para liberar espaço no iPhone e limpar o cache do navegador, é preciso acessar as configurações dele e abrir a sessão do histórico e dos favoritos. Depois, é só clicar na opção de excluir o cache do navegador. Além disso, também pode-se excluir outras informações temporárias, como cookies e senhas salvas.

8. Utilizar serviços de streaming

Os programas de streaming fazem o papel de armazenar arquivos como músicas e vídeos e fornecem o acesso a eles por outras pessoas a fim de que possam ser assistidos on-line ou off-line.

Os serviços de streaming mais famosos atualmente são a Netflix, especializada no fornecimento de filmes e séries, e o Spotify, o qual oferece músicas e podcasts para seus usuários.

9. Não baixar fotos e vídeos automaticamente no WhatsApp

Principalmente para quem é membro de diversos grupos do WhatsApp, é comum que sejam enviadas diversas fotos e vídeos durante o dia. Para quem tem ativada a função de download automático, todos esses arquivos são adicionados diretamente à memória do celular.

Para desativar essa função, abra o app e vá até “configurações” e depois em “uso de dados”. No conjunto de opções que aparecer, selecione quais tipos de arquivos podem ser baixados quando o aparelho estiver conectado a um ponto de Wi-Fi ou rede de dados.

10. Usar aplicativos de armazenamento em nuvem

Além do iCloud, é possível utilizar outros aplicativos de nuvem, como o Cloud by Hero. Com ele, o usuário pode adicionar diversos tipos de arquivos e acessá-los em qualquer outro dispositivo, bem como reproduzi-los arquivos on-line, o que faz com que não seja necessário baixá-los de novo.

Ao conhecer essas 10 maneiras de liberar espaço no iPhone, você poderá utilizar seu aparelho de modo mais consciente e sempre registrar os melhores momentos da sua vida sem se preocupar com o armazenamento.

Gostou deste post? Que tal colocar essas dicas em prática? Então, acesse nosso site para conhecer mais sobre o Cloud by Hero e fazer um teste gratuito agora mesmo.

Chamada Instagram: Tem problemas de memória cheia com seu iPhone? Saiba como resolver agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.