liberar espaço no android

A memória do seu celular é pouca? 6 dicas para liberar espaço no Android

[TEXTO PARA STORY ANIMADO] Veja 6 dicas imperdíveis para ganhar espaço de armazenamento no Android!

Você já notou como os novos modelos de celular no mercado apresentam opções cada vez maiores de memória interna? Mesmo assim, acabamos armazenando tantas informações no aparelho que, em algum momento, é preciso liberar espaço no Android.

Para usuários que têm um aparelho com pouca memória, guardar arquivos inúteis ou que ficam ocultos no sistema pode ser um verdadeiro problema para o bom funcionamento do smartphone.

Neste artigo, vamos compartilhar com você 6 ótimas dicas para deixar seu celular mais leve e ágil, sem problemas de espaço. Continue a leitura e confira!

Como a memória interna interfere no seu dia a dia?

A memória interna do celular é responsável por guardar diversos arquivos pessoais, como fotos e vídeos, além de dados de aplicativos e de jogos, que permitem que eles funcionem com eficiência.

Ultimamente, vemos no mercado aparelhos que oferecem espaços que variam entre 2GB, 4GB, 8GB e 16GB de memória, chegando, nos modelos mais “premium”, a 128GB e até 512GB.

No entanto, a memória sempre tem um limite e, eventualmente, o espaço disponível se torna pouco para nossa necessidade. Já passou por uma situação em que você não conseguiu tirar novas fotos porque o celular acusou memória cheia? Ou mesmo percebeu seu smartphone muito lento?

Pois é, para evitar isso, é fundamental liberar espaço no Android periodicamente. Esse processo vai fazer com que seu aparelho tenha um desempenho mais rápido e que o espaço esteja à disposição para suas necessidades do dia a dia.

Quais são as melhores dicas para liberar espaço?

Para ajudar você a fazer uma verdadeira faxina em seu aparelho Android, separamos algumas dicas de limpeza para ganhar espaço no celular. Veja só!

1. Desinstalar aplicativos não usados

É comum se empolgar para experimentar novos aplicativos e jogos no smartphone. Porém, às vezes acabamos mantendo no celular alguns apps que não estão sendo usados.

Além do tamanho inicial que aparece no momento do download, cada aplicativo acaba consumindo mais memória à medida que é usado. Isso faz com que muitos deles se tornem verdadeiros gigantes quando o assunto é espaço no celular.

Sabemos que eles ocupam um espaço precioso no seu aparelho, então, podemos começar a liberar espaço no Android desinstalando os que não são mais usados com frequência por você. Afinal, caso você precise reinstalar algum deles depois de um tempo, eles estarão a poucos cliques de distância na loja do Google Play.

2. Limpar o cache com frequência

O cache dos aplicativos instalados pode ser um verdadeiro vilão do seu armazenamento interno. O que acontece é que muitos apps de redes sociais e aplicativos de streaming acabam gerando pequenos fragmentos de arquivos.

Como exemplo, podemos citar as músicas do Spotify que você baixa para ouvir offline ou dados de jogos que vão se acumulando à medida que você passa de fases. Quanto mais tempo um app é usado sem que você limpe o cache, mais espaço de armazenamento ela vai ocupar.

hero-campanha-bloqueio-hackers-blogPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Para fazer uma limpeza, é preciso entrar na configuração de cada aplicativo individualmente. Vá até “Configurações do celular” e acesse sua lista de aplicativos instalados. Entre em um app, encontre as informações de armazenamento e clique em “Limpar cache”.

3. Liberar espaço no Android com a ferramenta do sistema

Você sabia que o Android tem uma ferramenta nativa para ajudar a limpar o celular? Usuários que têm o sistema na versão 8 (Oreo) em diante já podem contar com essa assistência simplificada para fazer ganhar espaço.

O recurso consiste em um botão apresentado no espaço disponível no menu “Configurações -> Armazenamento”. O sistema mostra quantos bytes de arquivos podem ser excluídos sem prejudicar o funcionamento do seu celular e basta clicar em “excluir” para conseguir um desempenho mais acelerado do seu aparelho.

4. Remover arquivos baixados

Como estamos com o celular em diversos momentos do dia a dia, é comum fazer o download de diversos arquivos na internet, muitos para uma consulta rápida, outros em aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

São documentos, fotos e vídeos que dificilmente você precisará ver de novo e, por vezes, nem sabe onde eles estão e quanto espaço estão ocupando.

Remover esses arquivos baixados é fundamental se você quer liberar espaço no Android. Para fazer isso, basta ir à pasta “Meus documentos -> Downloads” e apagar o que você não precisa ter no celular.

Para limpar os arquivos baixados com o WhatsApp, vá em sua galeria de fotos e apague as pastas “WhatsApp Fotos” e “WhatsApp Vídeos”.

5. Usar um cartão SD

Se você quer otimizar ainda mais seu smartphone ou não quer excluir arquivos que estão no seu armazenamento interno, existem outras soluções para liberar espaço no Android. Uma delas é adotar um cartão SD, já que a maioria dos aparelhos Android tem um slot específico para isso.

Usando um cartão de memória externa, você consegue transferir diversos arquivos que antes ocupavam o armazenamento interno. No entanto, alguns aplicativos não permitem usar o SD para guardar dados. Então, o ideal é aproveitá-lo para guardar fotos e vídeos.

6. Transferir documentos para a nuvem

Outra opção interessante e cada vez mais usada para liberar espaço no Android é o armazenamento em nuvem. Ao ter uma conta em um serviço dessa modalidade, você pode transferir automaticamente fotos, vídeos e outros arquivos para sua pasta na nuvem, por meio de um aplicativo como o Cloud by HERO.

A vantagem desse tipo de armazenamento vai além da economia de memória interna. Na nuvem, os arquivos ficam muito mais protegidos, caso seu celular seja roubado, quebre ou tenha algum problema de funcionamento.

Essa segurança acaba sendo muito valiosa, principalmente para quem tem o hábito de manter muitos arquivos pessoais no celular. O melhor é que, na nuvem, os documentos podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet.

Viu como liberar espaço no Android não é tão difícil com essas dicas? São várias as estratégias que você pode adotar para não ficar com seu aparelho lento e sem armazenamento suficiente para arquivos que importam no seu dia a dia.

Se você gostou deste artigo sobre como salvar espaço, confira também como otimizar o funcionamento do seu celular. Assim, você pode adiar a compra de um novo aparelho. Boa leitura!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.