internet nas escolas

Entenda a importância da internet nas escolas e como proteger os alunos

A internet já faz parte do dia a dia de muitas pessoas, como para o lazer, o trabalho ou também para os estudos. As escolas já perceberam o potencial que a internet traz para o setor de educação e estão investindo nessa ferramenta para otimizar os estudos.

Neste artigo, você entenderá alguns dos fatores que mostram a importância da internet nas escolas e para a aprendizagem em casa. Além disso, conferirá algumas dicas de como fazer os alunos e filhos utilizarem essa ferramenta da maneira correta.

Qual a importância da internet nas escolas?

Muitas instituições de ensino já utilizam a internet no seu meio acadêmico, seja para a realização de trabalhos e atividades, no incentivo à busca de materiais complementares ou até mesmo com aulas dedicadas ao uso dessa ferramenta.

Algumas famílias utilizam o homeschooling, que é o ensino realizado em casa. Nesse método, muitos pais acabam utilizando a internet como forma de educar os seus filhos enquanto eles não podem ou querem ingressar na educação formal.

Os estudantes universitários ainda têm a possibilidade de aprender com o EAD (ensino a distância), no qual todo o curso é visto por meio da internet, com uma plataforma específica da faculdade.

Por isso, cada vez mais a internet vem tomando espaço nas escolas, já que muitos professores utilizam vídeos e materiais encontrados na internet como parte ou base para as aulas, tornando-as mais divertidas e interessantes para os alunos.

Algumas profissões utilizam quase de modo exclusivo a internet e computadores ou eletrônicos, por exemplo, Técnicos de Informática e programadores. Nesse sentido, é importante que esses elementos já estejam presentes no dia a dia da criança para que seu uso se torne familiar.

Como proteger os alunos na internet?

A internet nas escolas vem se mostrando bastante útil e importante na educação de jovens e adultos, entretanto, ela pode surtir o efeito contrário, caso não seja usada da maneira ideal. Confira, a seguir, algumas dicas de como utilizar a internet corretamente nas escolas e em casa.

Verifique se o seu filho está acessando sites educativos

Na hora de estudar, verifique se a criança ou jovem está acessando sites que realmente tragam conteúdo educacional. Caso o contrário, ela poderá se distrair com outros tipos de material, acessar algo não apropriado para a sua idade ou infectar o computador com algum tipo de vírus.

É possível aprender utilizando as redes sociais, porém, pode ser interessante acessar os perfis educativos em momentos de descontração, já que é muito fácil voltar a se distrair com páginas voltadas para outros assuntos.

Veja se os vídeos acessados são de teor educacional

No YouTube, é possível conferir diversos tipos de vídeos voltados para a educação, ensinando matérias e termos de uma maneira mais divertida e prendendo a atenção da criança.

segurança digitalPowered by Rock Convert

Mas, assim como as redes sociais, a plataforma também permite que o aluno se distraia muito facilmente, já que diversos vídeos de temas variados são mostrados na sessão de recomendados ou na página principal do site.

Baixe aplicativos e programas educativos

Procure baixar aplicativos e programas no celular e computador da criança (ou incentivá-la a fazer isso, caso ela já seja maior e tenha os equipamentos próprios), assim, ela será instigada a estudar com maior frequência. É importante se certificar de que eles vieram de um site/loja segura, além de não conterem nenhum tipo de vírus que possa fazer mal ao aparelho. Desse modo, é recomendado instalar um antivírus.

Estude com o seu filho

Aproveite o momento de estudos para passar mais tempo com o seu filho. Ajude-o a resolver exercícios ou procure com ele sites e vídeos que possam ajudar no assunto que ele está com mais dificuldade. Assim, além de se aproximar mais do seu filho, você também poderá vigiar de maneira mais atenta o que ele está consumindo na internet e se realmente está focado em estudar.

Aconselhe-o a tirar dúvidas também com o professor

Nem sempre é possível encontrar na internet tudo o que precisamos (pelo menos não de maneira fácil). Assim, aconselhe a criança a tirar algumas dúvidas primeiramente com o professor.

Não se deve desmerecer ou deixar de lado o ensino oferecido pelos professores de maneira presencial, afinal, muitos alunos têm dificuldades na hora de estudarem sozinhos, precisando de um apoio mais próximo e personalizado de um professor.

Peça-o para salvar os sites mais importantes

O aluno poderá encontrar algum site que tenha um conteúdo rico e que pode servir como base para o aprendizado de diversos assuntos e matérias. Nesse caso, incentive-o a deixar o seu link salvo no navegador, para que possa acessá-lo com maior facilidade das próximas vezes.

Olhar o histórico para encontrar uma URL que foi acessada há muito tempo pode ser uma solução trabalhosa, por isso, é prático contar com a possibilidade de ter sempre guardados os conteúdos que podem ser utilizados com frequência.

Ensine-o a evitar as “fake news” e os dados falsos

Fake news são notícias falsas, que trazem informações erradas sobre um acontecimento ou alguém, causando uma série de problemas. Além disso, alguns sites podem informar dados errados ou sem a devida fonte, fazendo com que o aluno não aprenda aquele assunto da maneira correta.

Assim, ensine os alunos ou filhos a identificarem as fake news, além de, caso utilize algum dado ou informação para um trabalho ou tarefa, certificarem que a fonte da qual ela foi retirada seja de confiança. Caso encontre um dado duvidoso, também pode ser válido levá-lo até um professor, para que ele possa analisar o conteúdo e avaliar a veracidade.

Conseguiu entender a importância da internet nas escolas, além de aprender algumas dicas de como fazer os seus alunos e filhos estudarem na internet da maneira correta? Com todo esse conteúdo, você com certeza conseguirá auxiliar jovens e crianças a aprenderem de maneira mais divertida e efetiva.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página no Facebook e acesse conteúdos exclusivos, além de saber quando artigos novos saírem em nosso blog!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.