economizar bateria

Como economizar bateria do celular no dia a dia

Quem tem um aparelho celular provavelmente o utiliza todos os dias, seja para fazer ligações, mandar mensagens ou verificar as redes sociais. O Brasil é o 5º país que mais usa esse tipo de tecnologia.

Entretanto, o celular pode gastar bastante bateria e precisar ser recarregado com frequência. Para evitar essa situação que pode diminuir a vida útil do smartphone, conheça algumas dicas de como economizar bateria do celular.

Não deixe muitos aplicativos em utilização de uma só vez

Permitir a utilização de mais de um aplicativo por vez é um grande avanço da tecnologia dos celulares novos, porém é importante não abusar desse recurso, já que ele necessita de bastante processamento do aparelho, causando um maior consumo de bateria.

O recomendado é usar sempre um app por vez. Caso seja realmente necessária a realização de uma atividade mais complexa, considere utilizar um computador, notebook ou tablet.

Evite esquentar o celular

Quando usados por muito tempo ou enquanto estão carregando, os smartphones esquentam bastante, o que causa um maior consumo da bateria, além de desconforto nas mãos.

Utilizar o aparelho nessa situação é bastante perigoso, já que ele corre o risco explodir e gerar queimaduras graves. Para evitar isso, retire-o do carregador ou pare imediatamente de usá-lo ao perceber mudanças na temperatura.

Desative as atualizações automáticas

Por mais que seja cômodo utilizar seus apps e sistema operacional na versão mais atualizada, permitir que esse processo seja feito automaticamente gasta bastante energia do seu smartphone.

Por isso, desative essa opção e realize a atualização dos apps de forma manual. Desse modo, você poderá escolher quais programas atualizar, já que a nova versão pode consumir um pouco mais de memória no aparelho.

Configure o modo repouso

Grande parte dos celulares vem, de fábrica, com a possibilidade de ser configurado no chamado “modo repouso” ou “modo de economia de bateria”. Nele, são mudadas diversas configurações para que o consumo de energia seja diminuído de forma significativa.

Você poderá se sentir um pouco mais limitado ao utilizar o celular nesse modo, visto que em alguns casos é desabilitada a conexão via dados móveis. No entanto, a duração de sua bateria será muito maior, além de você poder habilitar algumas funções manualmente.

Diminua o brilho da tela

A tela do celular gastar bastante energia, afinal é por meio dela que enxergamos tudo o que é transmitido pelo smartphone. Quanto mais forte o brilho, mais bateria o celular gastará.

Por isso, deixe a opção de brilho na tela em modo automático ou no valor mais baixo possível que permita a visibilidade dos dados na tela. Além da economia, você diminuirá os riscos de ter algum problema ocular futuramente.

Utilize o modo avião

O modo avião é uma opção que deixa o celular sem interferir na comunicação entre o avião e as torres de comando. Para isso, todas as conexões sem fio do celular são desativadas.

A busca por conexões feitas o tempo todo pelos celulares demanda bastante energia do aparelho, por isso é interessante deixar o celular nesse modo enquanto não o estiver utilizando.

Powered by Rock Convert

Mude as configurações de notificações

Você sabia que até mesmo o modo como o seu celular avisa sobre notificações de apps e do sistema também pode gastar mais bateria do que o necessário? O modo vibração é o campeão no consumo de energia nesse aspecto.

O ideal é que você deixe apenas o aviso sonoro, que consome menos bateria e ainda avisa sobre as novidades. Uma outra opção é o modo silencioso, porém existe o risco de você perder ligações e mensagens importantes.

Não deixe o aparelho em locais quentes

Fatores externos também podem aumentar o consumo de bateria e diminuir a vida útil do seu celular. Ao deixar o aparelho próximo a fontes de calor, ele ficará mais lento, o que causará um maior gasto de energia para que uma certa atividade seja feita.

Evite a utilização do celular em ambientes muito quentes ou próximo de fontes de calor, como uma fogueira ou lâmpada. Dependendo de onde vier o calor, o celular também poderá sofrer danos físicos.

Elimine os aplicativos em segundo plano

Devido à possibilidade de realizar multitarefas no celular de maneira automática, muitas pessoas abrem diversos aplicativos e se esquecem de fechá-los. O que grande parte não sabe é que eles continuam funcionando (e consumindo bateria) como se estivessem sendo utilizados.

Por isso, tente se lembrar com frequência de visualizar se existem aplicações em segundo plano em seu celular e eliminá-los, deixando apenas o que você está utilizando no momento.

Desative widgets não utilizados

Os widgets são elementos de interação que buscam trazer maior facilidade na visualização de certos dados (como horário e temperatura) ou na realização de certas atividades (ler e-mails ou ligar para contatos específicos).

Contudo, eles também podem ser um dos culpados do descarregamento rápido de seu aparelho. Deixe na tela inicial apenas aqueles widgets que realmente são úteis e elimine o restante.

Troque a bateria

Caso você tenha um celular muito antigo e/ou não percebeu melhora na economia de carga do aparelho, isso pode significar que a bateria dele já está chegando ao fim de sua vida útil.

Então, o ideal é que ela seja trocada por outro exemplar também original, o que ajuda a evitar problemas no aparelho. Caso perceba que a bateria está com o aspecto de “estufada”, troque imediatamente, pois existe o risco de explosão do aparelho.

Use apps para economizar bateria

Por último, mas não menos importante, você também poderá utilizar aplicativos que ajudam a economizar bateria, realizando várias das dicas anteriores de maneira automática no celular.

Além disso, muitos apps que realizam essa finalidade, como o Hero, também contam com funções que aumentam o espaço de armazenamento e RAM do celular, o deixando mais rápido e com uma maior duração de bateria.

Ao seguir nossas dicas de como economizar bateria, você diminuirá os períodos em que precisa deixar o celular carregando, aumentando assim sua vida útil e até mesmo trazendo pequenas economias em sua conta de energia.

Gostou do texto? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a economizar energia dos aparelhos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.