e-mail seguro

8 dicas simples para manter seu e-mail mais seguro

São muitas as informações que precisamos usar no dia a dia e o perigo de roubo delas surge quase na mesma proporção em que necessitamos utilizá-los. O correio eletrônico é uma importante ferramenta, tanto para envio de mensagens como para armazenar dados. Diante desse cenário, surge o questionamento: o que fazer para manter o meu e-mail seguro?

Neste post, apresentamos algumas dicas para você manter a segurança da sua conta de e-mail e a privacidade de seus dados. Veja agora o que pode ser feito!

1. Crie uma boa senha

Embora pareça uma dica trivial, a segurança de um e-mail começa com uma senha bem estruturada e que não seja intuitiva para pessoas mal-intencionadas. Afinal, ela é algo pessoal e que, portanto, não deve ter acesso facilitado para outras pessoas.

Dessa maneira, evite criar senhas que envolvam informações pessoais como nomes, datas comemorativas, números de telefone etc. Além disso, se o serviço de e-mail permitir, aposte em uma senha longa, porque isso a torna menos óbvia e mais difícil de ser descoberta.

A combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e outros caracteres também ajuda a manter a sua conta de e-mail mais segura. Não esqueça, também, de escolher palavras que não sejam usuais, mas que você tenha facilidade para lembrar.

Uma dica muito importante é não reciclar senhas em várias contas, mesmo com alteração de um caractere. Isso facilita a ação de pessoas mal-intencionadas, que tentarão invadir suas contas para furtar informações sigilosas.

A sua vida pode ficar ainda mais fácil com a utilização de geradores de senhas disponíveis na internet. Essas ferramentas permitem que você crie, em poucos segundos, uma senha forte. Para isso, basta ajustar alguns parâmetros de acordo com o seu gosto.

2. Desconfie de redes de Wi-Fi públicas

É normal querer estar conectado o tempo todo. Por isso, sempre buscamos em bares, restaurantes, parques, shoppings e demais lugares públicos redes disponíveis para acessar a internet.

No entanto, da mesma forma que você pode acessar a rede por meio de um Wi-Fi público, outras pessoas, inclusive com o desejo de roubar informações pessoais, podem acessar. Sendo assim, alguns cuidados são necessários para manter a sua conta de e-mail segura.

Algumas medidas podem tornar o acesso ao seu correio eletrônico mais protegido, como:

  • evite fazer operações bancárias em redes Wi-Fi públicas;
  • tente não trocar informações pessoais;
  • acesse endereços eletrônicos com certificação de segurança, ou seja, quando possuir um cadeado ou HTTPS na barra de endereço.
  • evite compartilhar arquivos quando conectado em uma rede pública;
  • instale VPN (redes particulares virtuais) para navegar de forma segura sem receber ataques externos.

Seguindo essas dicas, é garantida a maior proteção de sua conta de e-mail, afinal, essas práticas diminuem a sua exposição aos riscos.

3. Aposte em um antivírus

Arquivos suspeitos são enviados a todo instante, seja por e-mail, seja por qualquer outro meio de comunicação. Por isso, é fundamental ter um antivírus e mantê-lo atualizado para se proteger de ataques cibernéticos. Afinal, em apenas três meses o Brasil sofreu 15 bilhões de ofensivas virtuais, de acordo com a Fortinet.

Com um software atualizado, as proteções antivírus são sempre redefinidas e as falhas de segurança são sempre reparadas. Isso tudo aliado ao fato de que esses aplicativos oferecem proteção para conversas e contam com extensões de proteção para navegadores, protegendo com maior eficácia o seu e-mail.

segurança digitalPowered by Rock Convert

O HERO, por exemplo, oferece proteção extensiva para internet, com recursos de proteção de mensagens e perfis em redes sociais, transações de compra e proteção de senhas, tornando o seu correio eletrônico e a sua navegação pela internet mais segura.

4. Habilite notificações de acesso

Uma forma de manter o acesso seguro ao seu e-mail é habilitar as notificações de acesso suspeito. Essa é uma prática já adotada por provedores como Gmail, que avisam ao portador da conta, por e-mail e/ou SMS, sobre tentativas de acesso à caixa de mensagem.

Toda vez que houver uma tentativa de acesso, uma ação de redefinição de senhas ou mudança nos dados pessoais, uma notificação é enviada para o dono da conta. Dessa forma, mantenha essa ação habilitada para ficar ciente de possíveis ataques e buscar meios mais eficazes de proteção.

5. Mantenha-se alerta com e-mails suspeitos

Essa é uma dica bastante conhecida e poderosa. Provavelmente, você já deve ter ouvido a história do “cavalo de Troia”, certo? Não é por acaso que uma classe de malwares carrega esse nome.

Assim como o cavalo foi uma armadilha disfarçada de presente para os troianos, esse conjunto de malwares são disfarçados de arquivos autênticos. Ao abrir um e-mail questionável, programas mascarados podem ser baixados automaticamente, alterando, removendo ou copiando os seus dados.

Assim, evite abrir mensagens suspeitas ou baixar arquivos com origem duvidosa, pois isso pode ser a porta de entrada para ação de pessoas mal-intencionadas com o objetivo de roubar informações pessoais e prejudicar seus arquivos.

6. Utilize recuperação de contas

Caso alguma coisa aconteça e a sua entrada no e-mail seja bloqueada, existe a possibilidade de recuperação de conta. Dessa maneira, algumas informações, como número de telefone ou outra conta de e-mail, podem ser utilizadas para recuperação.

Sempre que esquecer a sua senha, que houver uma tentativa de invasão ou quando alguém estiver usando o seu e-mail para ações ilícitas, esses dados serão utilizados para recuperar suas informações e bloquear atitudes maliciosas.

7. Mantenha o sistema operacional sempre atualizado

Quando o sistema operacional, seja do celular, seja do computador, está desatualizado, as falhas de segurança que aparecem na infraestrutura do sistema se tornam porta a de entrada para criminosos.

As atualizações do sistema permitem que essas falhas sejam corrigidas antes que o perigo se torne efetivo. Invasores buscam sempre conhecer os defeitos no sistema para criar potenciais formas de ataque. Por esse motivo, os desenvolvedores estão sempre atualizando as definições para tornar o sistema operacional mais seguro.

8. Não deixe seu e-mail aberto em lugares públicos

Essa é uma medida simples, mas que evita vários transtornos. Afinal, qualquer pessoa que acessar o computador em que a sua conta estiver aberta poderá ter acesso a todas as informações.

Por isso, se precisar entrar no seu e-mail em computadores disponíveis para outras pessoas, realize o logout ao sair e, se for possível, apague todas as informações para não haver possibilidade de uso indevido as informações.

Seguindo essas medidas simples o seu e-mail permanece seguro de ataques e você fica livre de dores de cabeça. Afinal, manter os seus dispositivos livres de ameaça é sinônimo de que os seus arquivos estarão protegidos e pronto para uso em atividades cotidianas.

Percebeu que falamos bastante sobre senhas? Elas são fundamentais para a sua proteção. Então, aproveite para ler sobre como criar senhas seguras na internet.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.