dicas de segurança na internet

Confira 10 dicas de segurança na internet

Por mais que a internet seja um lugar divertido, ela também reserva muitos perigos, por isso, é preciso tomar algumas precauções para que pessoas mal-intencionadas não causem algum tipo de prejuízo para você.

Neste texto, separamos 10 dicas de segurança na internet para que você possa jogar, ver seus vídeos favoritos, acessar as redes sociais e estudar de maneira muito mais segura!

1. Tome cuidado com sites não confiáveis

Ao acessar um site desconhecido pela primeira vez, verifique se ele conta com um certificado de segurança. Ele pode ser identificado por um cadeado antes da URL, o chamado SSL. Um site com esse certificado garante que as suas informações não serão acessadas por terceiros.

Apesar de não ser uma regra, verifique se o site tem um bom visual. Por mais que existam sites com um layout mais antigo e que sejam seguros, uma empresa que se preocupa em fornecer uma boa experiência visual e na navegação também investe na segurança dos seus usuários.

2. Use navegadores atualizados

Quando um site pode trazer potencial perigo, navegadores atualizados podem impedir o seu acesso, além de fornecerem outros serviços de segurança. Isso impede que hackers ou outro tipo de pessoas mal-intencionadas roubem as suas informações e dados.

Existem diversas opções de navegadores confiáveis no mercado (Google Chrome, Opera, Firefox, entre outros), por isso, escolha aquele com o qual melhor se adaptar. Tenha em mente que podem ser utilizados navegadores tanto no computador quanto no celular.

3. Faça downloads apenas em sites seguros

Muitos usuários baixam com frequência jogos e outros programas para serem utilizados no computador. Entretanto, é preciso prestar bastante atenção ao local de onde esses softwares serão baixados.

Fazer downloads em sites perigosos fará com que o seu computador contraia vírus, o que pode causar muita dor de cabeça com vários anúncios de propagandas aparecendo no monitor e perda de desempenho na máquina. Em casos mais graves, o computador tem todos os seus dados apagados e até mesmo para de funcionar.

4. Evite usar programas pirateados

Um programa pirateado é aquele considerado uma cópia não autorizada de um outro software. Eles se tornaram bastante populares, pois são disponibilizados gratuitamente, enquanto a versão original de certos programas precisa ser comprada.

Um dos perigos dos programas piratas é que, junto ao software, vírus poderão ser baixados. Além disso, mudanças podem ter sido feitas no software, permitindo com que o seu computador seja vigiado ou tenha sua segurança reduzida.

5. Não deixe suas senhas salvas no navegador

Mesmo que só você tenha acesso ao seu computador, evite deixar suas senhas de rede sociais, sites ou bancos salvas automaticamente no navegador. Essa medida é necessária, pois, em caso de o seu computador contrair algum tipo de vírus, ele não conseguirá ter acesso fácil às suas contas e informações.

Powered by Rock Convert

Procure anotar suas senhas em um caderno, caso tenha muitas contas ou não consiga memorizá-las. Assim, você poderá guardá-las em um local seguro e bem longe de hackers e pessoas mal-intencionadas. E uma dica extra: evite falar a sua senha para outras pessoas, conte apenas para familiares.

6. Não clique em qualquer link

Tome cuidado ao acessar links recebidos nas redes sociais, WhatsApp ou e-mails. Alguns celulares ou computadores infectados enviam mensagens para todos os contados, com um link que, quando clicado, fará com que o vírus também seja instalado no novo aparelho, espalhando-se cada vez mais pela rede.

Uma das dicas para verificar se um link é confiável é verificar a sua URL. Verifique se ele é formado por diversos números e letras de forma aleatória ou tem números nos lugares de letras. Caso ele aparente direcionar para um site conhecido, verifique se o seu nome está escrito corretamente.

7. Não confie em “promoções incríveis” na internet

Muitas pessoas mal-intencionadas fazem propagandas falsas na internet, divulgando promoções com preços muitos baixos e pedem para que seja feito um cadastro no site com suas informações. Ao preenchê-lo, você não apenas levará um golpe, mas deixará as suas informações com criminosos.

Procure fazer compras apenas em sites confiáveis, que tenham certificado de segurança. Pesquise na internet se existem reclamações sobre o vendedor ou site e, se possível, converse com atuais ou antigos clientes para saber se o produto foi entregue conforme o combinado ou houve algum problema posterior.

8. Faça compras online apenas em lojas conhecidas

Seguindo a dica anterior, procure fazer compras em lojas famosas e seguras. Isso evitará problemas relacionados à compra, além de trazer a segurança de que os seus dados estão seguros. Entretanto, alguns problemas ainda podem surgir, como o envio do pedido errado ou atraso na entrega.

Nesses casos, o melhor a se fazer é entrar em contato com a loja responsável para a resolução do problema o mais rapidamente possível. Caso não obtenha retorno, registre o seu problema em um site de consumidores, além de abrir uma reclamação no Procon, para que medidas legais sejam tomadas.

9. Desative os instaladores automáticos

Ao baixar programas em sites de downloads, desative o instalador automático, caso o contrário, serão baixados vários outros aplicativos além do esperado, que podem ocupar muito espaço, encher o seu computador de propagandas e, em alguns casos, ser nocivos para a sua máquina.

Para evitar esse tipo de situação, instale programas que desabilitem automaticamente a instalação desses programas extras. Também é possível fazer esse processo de forma manual: sempre que baixar algum software, desmarque as opções que permitem instalar tudo o que você não quer.

10. Baixe um antivírus no celular

Como última dica, lembre-se de que não apenas o seu computador precisa estar protegido: seu celular também pode contrair vírus, por isso, mantenha-o seguro baixando um antivírus de segurança. Muitos aplicativos, além de deixarem o seu smartphone seguro, também oferecem opções para excluírem arquivos desnecessários e otimizar o aparelho.

Mesmo utilizando esse app de segurança, seja um usuário precavido e não faça downloads fora da loja de aplicativos do seu sistema operacional. Além disso, não clique em links suspeitos e deixe as suas senhas salvas.

Portanto, siga as dicas de segurança na internet acima e se torne um usuário mais cuidadoso na internet. Para entender quais medidas precisa tomar para utilizar seu celular com segurança, acesse o nosso artigo sobre antivírus para celular e curta a nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.