controle parental

Controle parental no celular: aprenda a bloquear os aparelhos

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, cerca de 24,3 milhões de crianças e adolescentes utilizam internet no Brasil, sendo grande parte por meio de celulares e tablets.

Mas como garantir o controle parental no celular? Neste texto, você entenderá o porquê de controlar o que seus filhos veem online, bem como conferir algumas dicas de como fazer isso.

Qual a importância do controle parental no celular?

Por mais que a internet seja um lugar no qual é possível fazer amizades, se divertir e aprender, ela também esconde muitos perigos, principalmente para crianças e adolescentes. Vírus podem estar disfarçados em anúncios coloridos e poderão roubar dados importantes sobre os usuários daquela máquina, além de fazê-la para de funcionar.

Além disso, na internet existem pessoas que podem querer fazer algum mal, seja on-line ou offline. Além disso, a criança ainda poderá ser exposta a diversos tipos de conteúdos que sejam impróprios para a sua idade.

Quando um filho pequeno acaba sendo exposto a esses tipos de situações, eles podem correr sérios riscos, além de sofrerem traumas ou terem comprometimento no seu desenvolvimento. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de garantir a segurança dos filhos ao utilizarem um celular.

Como controlar o que seus filhos fazem no smartphone?

Depois de entender o quão perigosa a internet pode ser para crianças e adolescentes, é preciso tomar atitudes para garantir que elas não tenham acesso a pessoas e conteúdos perigosos. Confira algumas dicas, a seguir.

Converse com seus filhos

A primeira e mais importante dica para que o controle parental seja um sucesso é a conversa. Procure deixar claro para os seus filhos que a internet pode ser um lugar perigoso e que seguir as suas regras é importante para mantê-los seguros.

Ao simplesmente proibi-los de acessar certos sites e aplicativos, eles poderão se sentir irritados, por isso, é preciso fazê-los entender os motivos dessa atitude controlada e quais os benefícios dela para o seu futuro.

Ative aplicações de controle parental

Muitos celulares já oferecem serviços de controle parental em seus sistemas operacionais. No iPhone, por exemplo, já é possível controlar os tipos de livros que eles poderão ler no celular, de acordo com a sua faixa indicativa.

Outras aplicações como navegador, câmera e certas redes sociais também podem ficar restritas às crianças, seja impedindo que elas as acessem completamente, seja oferecendo uma versão de bloqueio automático de conteúdos nocivos e impróprios.

Modere as compras online

Em muitos jogos de celular, é comum que sejam oferecidos as “moedas pagas”, que são compradas com dinheiro de verdade para oferecer alguma vantagem ou item especial. Muitas crianças ficam encantadas com essa possibilidade e podem utilizar o cartão de crédito dos pais para realizarem compras sem a sua autorização.

Procure nunca deixar o número do seu cartão sincronizado com a conta do celular que seu filho utiliza e ensine-o a sempre pedir autorização para realizar qualquer compra. Com isso, você terá maior controle sobre o que seu filho está fazendo on-line, que tipos de jogos está consumindo e se realmente são seguros, já que muitos golpistas podem se passar por funcionários das empresas responsáveis pelo game para roubar dinheiro.

segurança digitalPowered by Rock Convert

Também é possível, por meio do próprio sistema operacional do celular, bloquear essas compras: no campo de restrições do iOS, ao ser ativado o bloqueio, sempre pedirá a inserção de uma senha para que as compras sejam autorizadas.

Já no Android, é necessário ir até a loja oficial de aplicativos e ativar a opções de senha em “Controles de usuário”. Sem esse código criado por você, a criança não terá como fazer compras dentro do app.

Baixe aplicativos que monitorem a criança on-line.

Também é possível baixar externamente aplicações que auxiliem no controle parental. Com elas, será possível verifica o que a criança ou o adolescente está acessando e até mesmo em que local está, por conta da ativação do GPS.

Em caso de emergência, o aparelho poderá emitir alertas ou ligar automaticamente para os pais, auxiliando na agilidade do resgaste da criança, além de reaver o celular mais rapidamente em caso de furto ou roubo.

Para os que passam muito tempo jogando ou acessando as redes sociais, também é possível estabelecer um controle de tempo: ao utilizar o celular por um determinado período, ele ficará “bloqueado” e não poderá ser utilizado pela criança.

Outras aplicações fornecem aos pais relatórios periódicos e detalhados sobre o que seus filhos estão fazendo no aparelho. Com isso, é possível saber o que a criança faz mesmo nos momentos longe dos pais, como na casa de amigos, no colégio ou dentro do seu quarto.

É importante fazer uma pesquisa prévia sobre as opções disponíveis de aplicações para controle parental, a fim de escolher a que melhor atenda aos seus interesses e à faixa etária da criança. Existem tanto aplicações gratuitas quanto pagas.

Como o Família by HERO pode ajudar?

O Família by HERO é um aplicativo desenvolvido pelo HERO para que os pais possam manter os seus filhos seguros on-line. Com ele, é possível ter acesso a todos os conteúdos que a criança está consumindo no celular, além de controlar o que ela pode ou não ver.

Além disso, caso a criança saia com o celular, é possível monitorá-la ao vivo, por meio do sistema de GPS presente no aparelho e que oferece a sua localização exata. Caso aconteça algo estranho, você poderá saber onde ela está e encontrá-la mais facilmente.

Dentro do Família by HERO, é possível criar perfis de usuário para cada criança. Com isso, a aplicação automaticamente filtrará os conteúdos que sejam permitidos para a sua faixa etária, bloqueando aqueles considerados impróprios.

Portanto, não meça esforços para manter os seus filhos seguros on-line por meio do controle parental, já que a internet, ao mesmo tempo que pode auxiliar no desenvolvimento das crianças, pode oferecer também diversos perigos.

Que tal começar a proteger as suas crianças e adolescentes agora mesmo? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.