como saber se o site é confiável

Black Friday: Como saber se um site é confiável e fazer compras com segurança

Os benefícios de fazer compras sem sair de casa são muitos, vão desde preço até a comodidade, mas como saber se o site é confiável? As falsas notícias e até mesmo falsas promoções de produtos se espalham pela internet e é muito importante conhecer a segurança da página para que cartões não sejam clonados ou, até mesmo, dados pessoais repassados.

Por isso, continue a leitura deste post e aprenda de uma vez por todas como efetuar uma compra realmente confiável com as dicas a seguir.

Conexão segura

O primeiro item para confirmar se um site é seguro está no endereço dele, na barra superior da página. Quando se trata de uma opção correta, o endereço começa com HTTPS. Se, por acaso, ele tiver apenas o HTTP, significa que ele não tem a garantia necessária.

O “S” final diz respeito à proteção de dados, o que significa que passou por mais etapas de segurança. Por isso, sempre que acessar um site, confirme se o endereço completo conta com esse “S” no final.

Outro teste que pode fazer é passar o mouse em cima do link do produto ou serviço que está contratando e observar na barra inferior da página se o endereço de redirecionamento é do estabelecimento que busca.

Layout do site

Ao entrar em uma página da internet, alguns elementos podem nos mostrar sua garantia, como imagens, letras e links escondidos. Comece observando o link da URL, verifique se as palavras estão escritas corretamente, se não há substituição da letra “o” pelo número 0, por exemplo.

Ficar atento a esses detalhes evita um possível golpe, já que pessoas mal-intencionadas usam da nossa desatenção para se beneficiar. Evite clicar em banners ou imagens que aparecem na tela se o site já não se mostrou honesto. Além disso, procure pelo autor do site, pois já é mais um motivo para confiar se encontrar seus dados completos.

Reputação da marca

Comprar de marcas das quais você conhece as lojas físicas, por exemplo, é uma possibilidade para saber se um site é confiável. Além disso, antes de realizar um pedido, peça indicação de amigos e familiares.

Como a compra pela internet é bem popular, algum conhecido seu já deve ter feito, por isso, confirme com eles se já fecharam contato com o estabelecimento no qual está pensando em efetuar a compra.

Caso seja uma instituição que desconhece, procure indicações na internet, como páginas nas redes sociais. Por lá, é possível ver recomendações de outras pessoas, bem como possíveis reclamações, e atente para a data de resposta da empresa e confirme sua lealdade.

Consulte o Procon e sites de reclamação

As promoções sempre parecem ser tentadoras com condições especiais, mas antes de comprar por impulso, pesquise sobre a reputação dessa organização em outros locais, como o Reclame Aqui ou Procon da sua região.

No Reclame Aqui, observe se costumam resolver as pendências de seus clientes e de quando é a última reclamação. Geralmente, os casos são resolvidos em até 5 dias. Por meio desses dados disponíveis gratuitamente, você já consegue ter uma noção de como a empresa trata o seu cliente e lida com as reclamações.

Além disso, entre em contato com a instituição e confirme os dados de promoção ou preços que estão disponíveis antes de finalizar a compra.

Black FridayPowered by Rock Convert

Cadeado de segurança

Assim como o HTTPS no início do endereço de alguma página, é possível ver se um site é confiável a partir de uma pequena imagem de cadeado que fica antes da URL. Esse ícone também faz parte dos itens de garantia de informação.

Além disso, algumas empresas usam imagem de verificação, atestando a sua qualidade. Você pode fazer um teste ao apenas clicar nessa foto: se ela direcionar para a confirmação com a credencial, é realmente aceitável. Do mesmo modo, confirme com as outras dicas passadas aqui, já que imagens podem ser facilmente replicadas e colocadas em locais não originais.

Possibilidade de pagamento

Obter um item pela internet é muito simples, sem nem precisar de senha ao efetuar o pagamento. Essa facilidade também está disponível para pessoas e empresas mal-intencionadas e, por isso, é de extrema importância a verificação de todos os dados do vendedor antes de adicionar informações pessoais.

Além disso, não se esqueça de confirmar se as informações de política de troca ou reembolso estão visíveis, independentemente da forma de pagamento. Caso aconteça alguma situação não habitual com compra no cartão de crédito, você pode reaver com a instituição financeira ou banco. Porém, ao efetuar o pagamento em boleto, a reclamação fica por conta da organização e, caso ela não tenha garantia, você será prejudicado.

Algumas páginas contam com pagamento seguro de terceiros, como PayPal ou PagSeguro. Esses exemplos são garantias de que, se acontecer algo, pelo menos você sabe a quem recorrer.

Outro ponto de muita atenção antes de finalizar a compra é a confirmação se o produto que procura é vendido e entregue pelo mesmo site que está acessando, pois alguns disponibilizam o espaço para outras marcas venderem por lá. Essas informações geralmente são bem pequenas e ficam abaixo do nome do item.

Verificação de vírus

Evite clicar em links que receber por SMS, WhatsApp ou e-mail, uma vez que, na maioria das vezes, esses envios não são verificados e, do mesmo modo, não se sabe de onde vieram. Mas caso clique em um deles, confirme para qual local ele redireciona.

Ativar o antivírus do computador e até mesmo as verificações de segurança do seu navegador também são opções para garantir a segurança das suas informações pessoais e dados de cartões.

Confiabilidade de Apps

Algumas dessas dicas são para compras efetuadas pelo computador, mas há possibilidade de comprar pelo aplicativo das lojas, o que merece igual atenção. Você deve verificar a reputação da organização, elementos de segurança, formas de pagamento e reembolso e quem são os vendedores.

Instale um antivírus e aplicativos de proteção no seu celular, assim, quando acessar alguma página suspeita, o seu antivírus vai informar. Na loja de aplicativos também é possível verificar a opinião dos outros usuários, portanto, observe isso antes.

No geral, quando a questão é como saber se um site é confiável, basta prestar atenção aos mínimos detalhes, para não cair em golpes comuns da internet. Além de todas essas dicas, fique atento às notícias sobre esses assuntos nos jornais, principalmente em época de Black Friday e promoções maiores.

Quer saber como fazer uma compra segura em Black Friday? Acesse aqui e se antecipe.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.