Como remover vírus do pendrive e proteger os arquivos no computador

Como remover vírus do pendrive e proteger os arquivos no computador

Os pendrives são bastante úteis para transferir arquivos de uma máquina para outra (ou para outros dispositivos), além de servirem como uma opção para guardar arquivos mais sigilosos. Entretanto, ele não está imune de contrair vírus e outros tipos de malware.

Neste texto, você entenderá quais os perigos de utilizar um dispositivo infectado, além de conferir um passo a passo de como remover vírus do pendrive. Além disso, também conhecerá algumas dicas de como deixá-lo sempre em segurança.

Conheça os perigos de utilizar um pendrive com vírus

Assim como no computador, os vírus alocados em pendrives podem trazer diversos danos. Malwares podem simplesmente apagar os arquivos ou corrompê-los, impedindo que eles possam ser abertos novamente.

Além disso, ao conectar um pendrive infectado em um computador, ele poderá se proliferar para a máquina, fazendo com que o seu PC perca ou tenha os arquivos corrompidos e os dados ou informações bancárias e de redes sociais roubados. Em casos mais graves, o computador ficará inutilizado.

Caso isso aconteça, é importante que você esteja preparado para lidar com essa situação, pois tanto os arquivos contidos no pendrive quanto o próprio dispositivo ainda podem ser recuperados, caso você consiga fazer a remoção do malware da maneira correta.

Aprenda a remover vírus do pendrive

Agora que você entendeu o quão perigoso é utilizar um pendrive com algum tipo de vírus, é hora de descobrir como curar o seu dispositivo e voltar a armazenar diferentes tipos de arquivos neles com segurança.

Baixe um antivírus no seu computador

O primeiro passo é baixar um antivírus no computador que também faça a varredura em pendrives e outros dispositivos móveis, pois o programa se encarregará de eliminar as ameaças completamente.

Existem diversos modelos de antivírus, tanto gratuitos quanto pagos. É importante que você escolha um programa de qualidade e que tenha um bom feedback por parte dos seus usuários, evitando a chance de deixar algum malware escapar dos seus radares.

Faça o escaneamento do pendrive com o programa antivírus

Após instalado, insira o dispositivo na máquina e inicie a opção de realizar varredura no pendrive. Esse processo poderá demorar um pouco, a depender da quantidade de arquivos que estiverem armazenados no seu pendrive ou pelo tipo de vírus nele.

Siga as instruções do software para eliminar o malware

Após finalizada a análise, será mostrado um relatório com os arquivos potencialmente perigosos que estiverem em seu pendrive. Alguns softwares permitirão que você os coloque em quarentena, no qual eles não serão excluídos, mas não poderão ser executados sem a sua permissão.

Caso queira eliminá-los de uma vez, selecione a opção de apagar. Também é recomendável que o pendrive seja formatado, para evitar qualquer resquício de algum arquivo que possa trazer danos futuramente.

Saiba como eliminar vírus específicos

Ainda é possível utilizar outros métodos para eliminar vírus específicos do pendrive. Confira alguns deles.

Autorun

Esse tipo de vírus é executado sempre que o pendrive é conectado a um computador, se espalhando rapidamente pela máquina. Para eliminá-lo, acesse as configurações do Windows e ative a opção de visualizar arquivos ocultos.

hero-campanha-bloqueio-hackers-blogPowered by Rock Convert

Após isso, acesse o pendrive e procure pelo arquivo nomeado como “Autorun”. Abra-o com o programa “bloco de notas” e anote o nome do vírus. Faça uma busca no computador pelo nome encontrado e apague o arquivo e o “Autorun” no pendrive.

Transformador de atalhos

Um outro tipo de vírus bastante comum de ser encontrado em pendrives é o que transforma todos os arquivos contidos nele em atalhos, além de esconder os verdadeiros, impedindo que sejam acessados.

Para eliminá-lo, apague todos os atalhos adicionados no seu dispositivo (mas sem executá-los). Vá até as configurações do Windows no computador e selecione a opção de mostrar arquivos ocultos.

Depois, abra o programa “Prompt de Comando” e, dentro de sua janela, aperte a tecla “F” e “Enter”. Após isso, substituía a letra F pelo nome do seu pendrive, seguido do seguinte comando: attrib -R -A -S -H /S /D

Com o procedimento anterior finalizado, digite “del *.lnk /S” e dê um enter. Volte na pasta do seu dispositivo móvel e exclua quaisquer outros arquivos que não reconheça.

Veja como evitar que o seu pendrive contraia vírus

Pronto: seu pendrive está completamente livre de vírus! Mas, como fazer para que ele continue seguro? Veja algumas dicas de como evitar que o seu pendrive contraia algum tipo de malware.

Formate o dispositivo periodicamente

Sempre que possível, formate o seu pendrive para eliminar arquivos ocultos que possam causar algum dano para o dispositivo ou para o seu computador. Para não perder os arquivos armazenados, faça um backup antes de começar a formatação.

Faça uma varredura sempre que plugar em uma máquina

Faça uma rápida análise com o antivírus do computador para verificar se ele contém alguma ameaça, principalmente após plugá-lo em alguma máquina suspeita.

Não o utilize em computadores desconhecidos

Evite ao máximo utilizar o seu pendrive em computadores que você não conheça. Caso ele tenha algum tipo de vírus, também poderá se instalar no seu dispositivo com outros arquivos ou de forma espontânea.

Não transfira arquivos suspeitos do computador para o pendrive

A dica anterior também vale para os arquivos que serão transferidos: faça uma varredura nos arquivos que serão colocados no seu pendrive, para se certificar de que nenhum malware entrará no seu dispositivo.

Cuide do seu computador

De nada adiantará ter um pendrive seguro se o seu computador está repleto de vírus. Por isso, faça varreduras periódicas na sua máquina e evite fazer downloads em sites suspeitos. Isso evitará que algum arquivo malicioso seja transferido do computador para o seu dispositivo móvel.

Depois de conhecer os perigos que um vírus pode fazer em dispositivos móveis e computadores, além de conhecer diversas formas de como remover vírus do pendrive, você deve tomar bastante cuidado ao utilizar esses dispositivos, para que não tenha dores de cabeça ou prejuízos futuros.

Gostou do texto? Então nos siga no Instagram, Facebook e YouTube para conferir os conteúdos exclusivos que produzimos por lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.