como remover vírus do celular

Aprenda como remover vírus do celular e proteger seu aparelho

Chamada para Instagram: Meu celular está com vírus, e agora? Saiba como resolver esse problema!

É comum achar que apenas computadores e notebooks podem ser infectados com malwares. Entretanto, também é possível encontrar ameaças no smartphone e que se não forem removidas rapidamente, poderão causar danos ao aparelho.

Neste texto você entenderá como remover vírus do celular, além de conhecer algumas técnicas para evitar que seu aparelho seja infectado novamente, permitindo que ele tenha uma vida útil maior e com menos travamentos e lentidão.

Como saber se o meu aparelho tem vírus?

O primeiro passo para remover um vírus do celular é identificar se o aparelho realmente está infectado. A seguir, você conferirá algumas dicas de como fazer a análise de alguns comportamentos do aparelho.

Veja se apareceram aplicativos estranhos

É importante verificar se apareceram alguns apps que não foram instalados por você. Essa é uma atitude feita por diversos malwares, enchendo a memória do seu celular de aplicativos “inúteis”.

Verifique se existe excesso de propagandas no aparelho

Em alguns casos, é possível que comecem a aparecer mais propagandas que o normal ao navegar pela internet do smartphone. Em casos mais graves, as propagandas podem ser vistas até mesmo enquanto você navega pelo menu ou em aplicativos que não mostravam propagandas antes.

Desconfie de apps que peçam revalidação dos seus dados constantemente

É comum que um aplicativo recém-instalado peça alguns dados para validar as suas informações no aplicativo. Entretanto, se essa situação acontecer com frequência e por um único app, pode significar que alguém está querendo roubar suas informações pessoais.

Monitore o consumo da internet

Se mesmo assim você desconfia de que o seu smartphone esteja com algum problema, avalie o uso da internet pelo período de um mês e compare com os períodos anteriores. Caso perceba que o gasto de banda tem aumentado mesmo sem você ter feito nenhuma mudança na utilização do aparelho, algo pode estar errado.

Como remover o vírus do celular?

Após constatar a presença de um vírus, é preciso instalar um bom antivírus no celular. Existem diversos aplicativos para Android e iOS, que ajudam a remover os vírus do aparelho, como o app Hero.

Após instalado, é preciso acessar a aplicação e fazer o escaneamento do aparelho. Nisso, os vírus serão encontrados e removidos. Alguns aplicativos ainda oferecem a opção de eliminar arquivos inúteis que podem pesar o celular e torná-lo lento.

É importante que o escaneamento seja feito de maneira periódica, para que seu dispositivo sempre fique em segurança. Além disso, é preciso tomar algumas medidas para que o smartphone se mantenha sempre seguro.

Com o antivírus Hero, você poderá eliminar diversos tipos de malwares do seu aparelho. Ele também conta com ferramentas para acelerar o desempenho do smartphone, economizar bateria e adicionar senhas nos aplicativos que necessitem de mais privacidade.

Caso precise de mais espaço de armazenamento, o Hero também oferece aos seus usuários a opção de armazenar arquivos na nuvem, evitando que você precise apagar fotos e vídeos importantes.

segurança digitalPowered by Rock Convert

Mais uma vez: se você perceber que existem aplicativos que não foram instalados por você no seu celular, apague-os o mais rápido possível. Além disso, tente descobrir qual a aplicação que você instalou antes de os demais aparecerem, pois ele pode ser a origem do vírus.

Como evitar que meu celular contraia algum vírus?

Tão importante quanto aprender a eliminar vírus do celular é entender quais medidas tomar para que ele não volte a se infectar. Por isso, confira algumas dicas de como manter o seu aparelho saudável.

Mantenha o sistema operacional atualizado

É muito importante que o sistema operacional do seu smartphone esteja sempre atualizado. Com isso, o próprio aparelho poderá detectar novos tipos de malwares e evitar que eles se instalem no aparelho.

Muitos celulares já contam com uma funcionalidade que ajuda a detectar vírus e programas suspeitos, impedindo até mesmo que o usuário baixe aplicações de locais que não sejam as lojas oficiais do respectivo sistema operacional.

Tenha cuidado ao se conectar às redes de Wi-Fi abertas

Por mais que seja bastante cômodo poder utilizar internet gratuitamente (principalmente em locais públicos), pode ser uma atitude bastante arriscada, já que o seu celular estará suscetível a invasões por meio da rede. Por isso, certifique-se de utilizar redes de Wi-Fi abertas apenas quando estiver completamente certo de que a conexão é segura.

Use senhas diferentes para cada conta

Utilizar senhas diferentes para cada rede social ou conta que criar ajudará na proteção das suas informações. Caso algum hacker ou pessoa mal-intencionada descubra uma das suas senhas, não poderá acessar as demais.

Além disso, tome muito cuidado ao passar informações pessoais, como senhas ou logins, para outras pessoas, pois, dessa forma, é possível descobrir seu código de acesso com outras informações relacionadas à sua conta.

Não clique em links de mensagens suspeitas

Recebemos diversos e-mails e mensagens diariamente, inclusive de familiares e pessoas próximas. Entretanto, alguns deles podem não ser apenas simples mensagens, mas vírus e hackers tentando roubar suas informações pessoais.

Por isso, tome muito cuidado ao clicar em links recebidos. Para saber se o link é legítimo, basta passar o mouse por cima dele e verificar a URL que aparecerá: se ela for bastante diferente do conteúdo do link, significa que algo pode estar errado.

Baixe aplicativos apenas nas lojas oficiais

Quando uma aplicação está disponível na loja oficial de aplicativos do seu sistema operacional, significa que ele passou por uma rigorosa análise e está livre de qualquer tipo de vírus ou algo que possa danificar o seu celular.

Fazer o download de aplicações que estejam fora das lojas oficiais é bastante arriscado, já que não há garantia de que esteja livre de arquivos maliciosos ou propagandas que podem atrapalhar a usabilidade do seu celular.

Assim, entendendo como remover vírus do celular, além de conhecer algumas dicas de como evitar ser infectado novamente, você poderá utilizar o seu aparelho tranquilamente e com todas as suas informações devidamente seguras.

Que tal começar a proteger o seu celular agora mesmo? Baixe o antivírus Hero agora mesmo e confira tudo o que ele pode oferecer! Ele está disponível tanto para Android quanto iOS.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.