como criar senhas seguras

Como criar senhas seguras na internet e o que não usar como senha

Você sabe o que e-mails, sites de compra, sites de instituições de ensino, endereços governamentais e plataformas online têm em comum? Todos envolvem um cadastro em algum pronto e precisam de informações de acesso. Por isso, saber como criar senhas seguras é essencial.

Afinal, o avanço da internet trouxe cada vez mais técnicas para quem deseja invadir contas com senhas comuns. Para não correr o risco e dificultar a vida dos invasores, o melhor é apostar em opções seguras e difíceis de adivinhar.

Mas você sabe o que usar e o que é melhor deixar de lado? Veja as nossas dicas e confira como acertar na criação das senhas!

Prefira usar senhas longas

Já deve ter reparado que, atualmente, vários sites pedem senhas com 8 caracteres, no mínimo. Antes, era comum que as de apenas 6 fossem aceitas. Então, o que mudou? O motivo é simples: o comprimento está ligado à dificuldade da palavra-passe.

Afinal, é muito mais difícil descobrir uma sequência de 8, 10 ou 12 caracteres do que decifrar uma senha com apenas 4 ou 6, por exemplo. Para se proteger corretamente, o ideal é investir em senhas longas.

Use letras e números e pense, até mesmo, em uma frase. Ainda que o site ou serviço não exija uma palavra muito extensa, vale apostar nisso para evitar problemas no futuro.

Use caracteres especiais

Já que a intenção é dificultar a atividade de possíveis invasores, outra dica de como criar senhas seguras inclui usar os caracteres especiais. Pontos, símbolos e até acentos são bem-vindos para criar uma proteção extra.

Como os sites não aceitam certos símbolos, nos acostumamos a não usá-los. Por isso, uma senha com alguns deles é mais difícil de descobrir, já que a maioria das pessoas usa caracteres comuns.

Misture caracteres comuns com letras e números para formar uma palavra-passe forte e que vai confundir qualquer usuário mal-intencionado que tentar descobrir como invadir a sua conta.

Aposte na caixa alta

Além disso, é recomendado utilizar a caixa alta (o famoso Caps Lock). Novamente, tem a ver com o padrão. Normalmente, colocamos as letras maiúsculas apenas no começo das frases. Em senhas, grande parte das pessoas usa somente as minúsculas do dia a dia.

Por isso, incluir as letras maiores é um ótimo jeito de dar aquele reforço especial e criar uma nova barreira de proteção. Para tornar esse uso ainda mais efetivo, alterne entre maiúsculas e minúsculas ou use apenas algumas maiores.

Esse é outro modo de complicar a tarefa de quem usa códigos e programas maliciosos para tentar invadir. Muitos deles, inclusive, nem conseguem diferenciar o uso das maiúsculas, o que garante que sua conta fique totalmente isolada.

Black FridayPowered by Rock Convert

Junte essa dica às anteriores e crie frases simples, mas com caracteres trocados e outros reforços. Dá até para se inspirar em opções como “3u 4m0 C1n3m4*!”, que seria “Eu Amo Cinema*!”, de forma extremamente segura. Use frases que signifiquem algo para você e adicione esses componentes. Mas tenha atenção: nunca use senhas que já foram públicas ou fáceis de achar, como essa do exemplo.

Crie uma senha para cada local

Para facilitar na hora de lembrar e usar, muita gente ainda adota uma opção para entrar em todos os sites, apps e serviços. O problema é que, se rolar um vazamento em qualquer ponto, as demais também vão ficar em risco.

Portanto, entre as dicas de como criar senhas seguras na internet está o uso de uma senha personalizada para cada serviço. Se determinado sistema for invadido, suas outras contas não estarão vulneráveis. É importante criar opções bem diferentes para as alternativas. Além de ser mais fácil se lembrar de onde usar cada uma, é algo que diminui os riscos de alguém descobrir as outras.

Evite escrever a senha em algum lugar

Para fazer o login nos serviços e sites, há quem escolha anotar as senhas em pontos específicos. Elas são incluídas em cadernos, nas notas do celular ou em arquivos do computador. No entanto, essa é uma prática insegura.

Deixá-las expostas aumenta os riscos de alguém não autorizado vê-las. Se souberem a qual serviço pertence, poderão acessar a sua conta e causar uma grande dor de cabeça. Se você utiliza a mesma senha em vários pontos, o problema é ainda pior.

Por isso, o indicado é não a deixar em nenhum local que não seja devidamente protegido. Assim, você evita que as suas informações caiam nas mãos erradas e sejam usadas sem o seu conhecimento. Fique de olho!

Memorize as senhas do jeito certo

Se, por um lado, não é recomendado anotar as senhas, por outro é essencial memorizá-las. Afinal, ninguém deseja ter que redefinir a entrada o tempo todo, não é mesmo? A boa notícia é que há algumas técnicas para guardar essas informações e usá-las sempre que precisar.

Depois de descobrir como criar senhas seguras, é hora de saber como se lembrar delas. Veja algumas dicas essenciais!

Faça associações ao cotidiano

Um dos segredos para guardar é associá-las a itens ou situações do cotidiano. Pense em uma sequência de números simples de recordar, mas difícil de descobrir, como um número de matrícula ou inscrição que você usa. Associe a letras a pessoas ou objetos e, assim, fica fácil se lembrar da palavra criada.

Aproveite suas preferências

Por falar em associação, é possível adotar coisas das quais gosta no cotidiano, como séries, filmes, livros e músicas. Utilizar algumas sílabas da sua música favorita vai ajudar a ser mais fácil fazer login naquele serviço de streaming, por exemplo.

Use aplicativos específicos

Para completar, é possível usar aplicativos que são gerenciadores de senha e que protegem as suas informações. Só tenha o cuidado de escolher uma opção qualificada e realmente confiável. Assim, você vai tê-las disponíveis, mas com a devida proteção!

Ao usar as dicas de como criar senhas seguras que apresentamos, você vai ter toda a proteção para utilizar a internet da melhor maneira. Ao evitar ataques, dá para se prevenir de problemas e dores de cabeça causados pela invasão de dados!

Se quiser aumentar a sua segurança, proteja os seus aplicativos com senha com ajuda do HERO. Conheça o nosso app e aproveite essa e outras vantagens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.