como aumentar a velocidade da internet

Aprenda como aumentar a velocidade da internet em 9 passos

É um momento bastante chato quando queremos ler as notícias ou conferir novas postagens nas redes sociais e a internet está bastante lenta, não é mesmo? Felizmente, existem algumas técnicas que podem ser usadas para resolver esse problema.

Neste texto, você conhecerá 9 maneiras de como aumentar a velocidade da internet, além de deixar o seu computador mais leve e livre de vírus. Boa leitura!

1. Desfragmente o HD

É no HD (também conhecido como Disco Rígido) que ficam armazenados todos os dados do seu computador (fotos, vídeos, arquivos, programas, entre outras informações). Conforme vão sendo adicionadas e apagadas novas informações, o HD acaba sendo fragmentado, o que deixa a internet e o computador mais lentos.

Por isso, a primeira dica para aumentar a velocidade da internet é fazer uma desfragmentação de disco de maneira periódica. Esse procedimento é realizado diretamente na máquina, sem a necessidade de instalar programas.

Para encontrar a funcionalidade, digite no campo de pesquisa do seu sistema operacional “desfragmentar”, escolha o disco rígido que será corrigido e clique em “otimizar”.

2. Use programas aceleradores de navegador

Os aceleradores de navegador são ferramentas utilizadas para que ele fique mais leve e, consequentemente, a navegação se torne mais rápida. Ao baixar arquivos ou navegar por diversos sites, informações acabam sendo salvas nele, o que pode deixar a conexão mais lenta.

Ao utilizar um acelerador, você conseguirá eliminar esses dados e arquivos inúteis do seu navegador e, assim, fazer com que ele tenha uma conexão mais rápida e com menos peso para o seu computador.

3. Limpe o cache

O cache é uma espécie de memória temporária encontrada nos navegadores, no qual são armazenadas informações sobre os sites visitados pelo usuário, permitindo que a página carregue mais rapidamente em uma próxima visita.

Limpar o cache com frequência também auxilia para deixar a internet mais rápida, já que o seu navegador não precisará guardar uma grande quantidade de informações de todos os sites que você visitou.

É possível limpar o cache acessando as configurações do navegador. Por lá, também é possível decidir se o histórico de navegação, cookies e senhas salvas também serão apagados.

4. Fique próximo do roteador

Lembre-se de que o seu roteador está transmitindo o sinal de internet pela casa, por isso, quanto mais perto você e seu dispositivo estiverem dele, mais forte será o sinal recebido, o que resulta em uma navegação mais rápida.

Além disso, não esconda o aparelho atrás de móveis ou em um canto escondido da casa: o ideal é que ele esteja em um local alto e livre de obstáculos, para que o sinal possa ter um alcance maior.

Uma outra dica para potencializar o sinal do seu roteador é fazer com que suas antenas fiquem retas para cima. Assim, o sinal será transmitido na horizontal, ficando no mesmo plano que os aparelhos receptores do sinal e melhorando a sua captação.

hero-campanha-bloqueio-hackers-blogPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

5. Utilize internet via cabo em vez do Wi-Fi

A conexão via cabo é mais rápida do que por meio de Wi-Fi, já que o sinal será enviado diretamente para o computador. Além disso, ela também se torna mais segura, já que é preciso se conectar com o seu PC de maneira física para acessar seus dados.

O cabo utilizado nesse processo é o coaxial, sendo o mesmo utilizado nos serviços de TV por assinatura. Caso o provedor desse serviço e de internet sejam da mesma empresa, é possível reduzir custos, já que será utilizado o mesmo cabo.

Entretanto, não é recomendado descartar o sinal de Wi-Fi, já que ele se torna mais prático ao conectar diferentes dispositivos, como computadores, celulares, e smartwatches, em uma única rede sem a necessidade de cabos.

6. Use um antivírus

Malwares também deixam a sua conexão lenta, já que podem utilizar a sua internet para monopolizar a sua conexão, baixar arquivos maliciosos e monitorar todos os seus passos online.

Para evitar esse problema, faça varreduras periódicas no seu computador com um antivírus para eliminar possíveis spywares e outros tipos de vírus que podem deixar a sua conexão lenta e trazer outros problemas.

7. Confira o seu plano de internet

Será que você está recebendo a velocidade de internet que foi contratada? É possível que você esteja recebendo menos banda do que a contratada com o seu provedor, já que muitos usuários não fazem essa verificação.

Para descobrir se existe alguma discrepância com o pacote de internet adquirido, é possível utilizar sites que fazem essa análise, como o Speedtest. Caso seja encontrado algum erro, informe a sua operadora e peça para que 100% da banda contratada seja liberada.

8. Seja restritivo com as extensões no navegador

Tome cuidado com as extensões adicionadas ao seu navegador. Por mais que tragam facilidades para a navegação na internet, exagerar no uso dessas ferramentas poderá deixá-lo mais pesado, o que trará efeitos negativos para o uso da sua internet.

Opte por deixar as extensões mais importantes, com uso frequente e de confiança (já que muitas delas podem ter acesso aos seus dados pessoais). Assim, você conseguirá otimizar a sua navegação sem sofrer danos com a sua conexão.

9. Evite abrir muitas janelas

É comum precisar abrir diversos sites enquanto utiliza o navegador. Entretanto, abrir diversas janelas poderá deixar a sua internet mais lenta, pois precisará “se dividir” entre cada uma delas.

O ideal é que o usuário opte por abrir guias dentro de uma mesma janela para os vários sites que quiser acessar. Entretanto, é aconselhável deixar aberto apenas aqueles que realmente serão utilizados, já que um número alto de abas pode comprometer a sua navegação.

Assim, aplicando essas 9 dicas de como aumentar a velocidade da internet, você perceberá uma grande diferença na sua conexão e poderá acessar os seus sites e redes sociais favoritos muito mais rápido!

Além de rápidos, o seu computador e o seu celular precisam estar seguros. Então, leia este outro artigo em nosso blog e saiba como usar a internet da maneira correta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.