cartão de crédito virtual

Como e por que usar o cartão de crédito virtual?

Você se sente inseguro ao fazer compras online ou cadastrar suas informações de pagamento em algum site? Muitas pessoas ainda têm esse receio, principalmente pelo medo de terem dados clonados. Por isso, instituições financeiras têm oferecido o cartão de crédito virtual.

Neste texto, queremos compartilhar com você o que é esse cartão, como ele funciona na prática e quais são os benefícios de adotar esse recurso. Continue a leitura e saiba se você pode ter mais segurança digital em suas transações na internet!

O que é cartão de crédito virtual?

O “dinheiro de plástico” já é parte da rotina dos brasileiros há muitos anos, tendo como seus principais atrativos a mobilidade, a flexibilidade de pagamento e até mesmo o acúmulo de pontos. No entanto, o cenário do varejo tem mudado, com um aumento progressivo nas compras online.

Com isso, vieram novos desafios, como manter a segurança dos dados financeiros em sites e aplicativos. Até hoje, muita gente evita comprar no cartão quando vai fazer alguma transação em loja virtual, com medo de acabar sendo vítima de um golpe ou clonagem.

Foi justamente pensando em comodidade e segurança que muitas empresas do setor financeiro passaram a oferecer aos clientes o cartão de crédito virtual. Trata-se de uma “extensão” do seu cartão físico, que funciona apenas no ambiente virtual.

Vamos explicar melhor. Com um cartão de crédito virtual, você tem um número e código de segurança diferentes do cartão original. Esses números só podem ser usados para compras online ou pagamento de algum serviço. Seu limite e sua fatura continuam sendo as mesmas, só que as compras podem ser feitas por dois meios diferentes.

É uma opção segura para compras online?

Em dúvida se é seguro usar um cartão de crédito virtual? Pois saiba que uma das motivações para aderir a esse método de pagamento é justamente a segurança.

Os cartões virtuais podem ser cancelados e reemitidos com apenas alguns cliques, por isso, a cada compra online você pode usar um número diferente, evitando que criminosos coletem dados importantes sobre sua vida financeira.

Em algumas emissoras de cartão, chega a ser obrigatório “reciclar” o cartão virtual a cada transação efetuada. Já em outras, é você quem deve decidir o momento dessa ação para se proteger.

Quais são as vantagens do cartão de crédito virtual?

Ainda em dúvida sobre aderir ou não aos cartões de crédito virtuais? Queremos mostrar alguns benefícios dessa forma de pagamento para suas transações na internet. Acompanhe, a seguir.

Oferece praticidade

Um cartão virtual é disponibilizado por meio de um aplicativo de celular do banco, por isso, vai estar sempre perto de você nos momentos de compras online. Para quem faz as compras pelo smartphone, o processo é simples e rápido, bastando alguns cliques para pagar.

Powered by Rock Convert

Protege o cartão físico

Trocar um cartão físico é um processo demorado e, muitas vezes, custoso. Por isso, é fundamental protegê-lo dos perigos das compras online, afinal, o mesmo número e código de segurança são usados em todos os locais. Alternando as formas de pagamento e priorizando o modelo virtual você reduz suas chances de enfrentar problemas relacionados ao cartão físico.

Pode ser usado como cartão alternativo

Se você já teve um cartão físico roubado ou perdido, sabe como essa questão pode complicar o seu dia a dia. Felizmente, ter um cartão virtual pode ajudar você em momentos como esse, já que a maioria das empresas, atualmente, também tem sites online. É possível resolver diversos tipos de pendências dessa forma.

Evita clonagens online

Uma das maiores vantagens de um cartão de crédito virtual, com certeza, é se proteger de fraudes. Problemas de cartão clonado acabam fazendo parte da rotina online, mas é possível tomar medidas de precaução. Ao fazer cada compra ou cadastrar seus dados financeiros em um site que pode não ser confiável, basta desativar seu cartão virtual e gerar um novo número para os próximos usos.

Garante maior controle do limite

Mais um benefício dessa modalidade de pagamento é que, em alguns provedores, é possível controlar todo o limite de pagamento pelo celular. Dessa forma, você pode reduzir o valor disponível em seu cartão por segurança. Assim, em casos de clonagem ou roubo, não corre o risco de ter compras feitas em seu nome ilegalmente.

Exige menos burocracias

Ao contrário da modalidade virtual, o cartão físico exige uma burocracia maior para ser trocado. Muitas vezes, é necessário pagar para gerar uma segunda via. Além disso, após a aprovação, um cartão virtual pode ser usado imediatamente, gerando maior rapidez em momentos emergenciais e evitando que você passe muito tempo sem esse recurso.

Como usar o cartão de crédito virtual?

Se você ainda não tem um cartão de crédito virtual e gostou dessa alternativa para suas transações online, basta entrar em contato com seu banco ou se informar se oferece esse tipo de serviço.

No dia a dia, você pode usar esse recurso em vários momentos, como:

  • compras de produtos em e-commerces;
  • assinatura de serviços digitais;
  • cadastro em sites que exigem pagamento;
  • compra de infoprodutos;
  • reservas de hospedagens;
  • compras de passagens áreas;
  • cadastro em aplicativos.

Lembre-se de entender quais são as regras da financeira responsável pelo seu cartão. Certifique-se de observar os prazos de expiração da modalidade e as ferramentas que permitem gerar um novo número.

Para otimizar ao máximo o uso desse recurso, tente renovar o número nos sites cadastrados sempre que possível. Também é interessante criar o hábito de não permitir que páginas da internet salvem seus dados pessoais e financeiros. Além disso, evite fazer esses tipos de operação sem ter um antivírus instalado e atualizado em seu computador ou smartphone.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a descobrir como um cartão de crédito virtual é uma alternativa segura e flexível para suas compras online. Agora você já sabe como se proteger em transações na web e evitar fraudes com seus dados.

Que tal conhecer mais dicas sobre segurança na internet? Siga-nos no Facebook e no Instagram e acompanhe nossas publicações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.