cartão clonado

Como evitar problemas com cartão clonado

Hoje em dia, é possível fazer tudo rapidamente com o celular, inclusive compras na internet. Mas até quando as suas informações estão seguras? Sabia que é provável que seu cartão seja clonado com uma simples transação de um caixa 24h? Sim!

A facilidade de poder trabalhar com um aparelho na palma da mão já é realidade e, por conta disso, muitas vezes não nos damos conta da quantidade de dados pessoais armazenados no aparelho, deixando nele rastros para pessoas mal-intencionadas.

Mas não fique assustado! Criamos este material que vai ajudar você a se prevenir de problemas com cartão clonado, seja ele de débito ou crédito. Continue a leitura e confira!

Como evitar a clonagem do cartão?

Algumas situações fogem do nosso controle, mas se manter informado sobre novos planos de fraude ajuda a evitar essa situação. Conheça algumas formas de evitar essas trapaças.

Saiba sobre leitores adulterados

Cartões sem chip podem ser facilmente clonados quando usados em máquinas com leitor adulterado. Essa farsa é criada a fim de que seja feita a cópia com os números que estão na frente e no verso do documento.

Com essa reprodução, é possível fazer compras na internet, por exemplo, em que não há necessidade da senha do cartão para concretizar a transação. Por isso, esteja atento acerca de onde utiliza seu cartão, a fim de evitar esse tipo de situação.

Existem diferentes formas de ter o cartão clonado, algumas delas são até anunciadas na internet, ensinando golpistas com aparelhos de clonagem. As pessoas transferem os dados de um para outro e colocam um adesivo semelhante ao original, por exemplo. O usuário só se dá conta quando a fatura chega com um valor bem mais alto do que gastou.

Não tire cópia do cartão

Outra dica é com o objetivo de alertar que, em nenhuma hipótese, tire cópia do seu cartão, deixando disponível seu uso, com fácil acesso. Nesses casos, a pessoa nem se dá conta e manda as informações por foto ou tira cópia, mas isso é um grande erro!

Muitas vezes, os bancos anotam o número da conta no verso, para que o usuário tenha facilmente o acesso ao precisar em caso de receber uma transferência, por exemplo.

No verso também consta aquele código de segurança, os três dígitos que são essenciais por terem como objetivo que a transação seja concluída e, ao passar esses dados, a pessoa está sujeita a um golpe. Uma opção para evitar esse tipo de cópia é colar um adesivo atrás, ali na parte de segurança, protegendo seus dados.

Fique de olho no cartão

Toda vez que for usá-lo, não deixe que o lojista ou vendedor o pegue. Aceite você a máquina e digite seus dados de segurança e senha sem que passe pelas mãos de terceiros, afinal, não sabemos se rapidamente ele conseguirá memorizar as informações.

Powered by Rock Convert

Além disso, guarde o cartão com segurança e, caso não o use com frequência, certifique-se de que está no lugar em que deixou de tempos em tempos, pois também pode ocorrer de ser roubado ou perder e não perceber, permitindo, dessa forma, o uso indevido.

Outro ponto para evitar trapaças é não pedir ajuda de estranhos no banco. Os avisos estão por todos os lados, mas é sempre bom reforçar.

Ative a confirmação por SMS

Com o objetivo de garantir ainda mais a sua proteção, permita o recebimento de confirmação de transações bancárias por SMS ou notificações do aplicativo do banco. Dessa forma, toda vez que ele for usado, você recebe na hora a confirmação, podendo identificar a fraude logo que ela for feita.

Caso seja clonado, como proceder?

Por mais que o usuário tenha seguido os passos anteriores, novos planos são criados a todo momento com a finalidade de enganar os usuários e despistar a segurança de dados. Por isso, se ainda assim você foi vítima de um golpe, não se preocupe. É uma situação muito desagradável, mas que pode ser resolvida.

Antes de entrar em pânico, tenha em mãos o cartão, seu documento de identidade e a fatura ou nome do local que foi feita a compra.

Depois disso, entre em contato com o banco ou financeira para abrir uma reclamação e bloquear o cartão clonado. Cada um conta com seu sistema de investigação e procedimentos a serem seguidos, mas todos passam as orientações necessárias.

Se seu cartão foi roubado ou se deu conta de que foi perdido, abra um boletim de ocorrência, que muitas vezes pode ser feito pela internet, informando as autoridades sobre o problema.

É de responsabilidade dos órgãos competentes o estorno da compra após a identificação de fraude. Além disso, não deixe de efetuar o pagamento, mesmo com a cobrança indevida, pois o banco efetuará o estorno posteriormente ou, se for possível, pague apenas as compras que você de fato realizou.

Além disso, peça confirmação de rastreio do próximo documento ou solicite que seja retirado por você mesmo na agência, evitando ser extraviado no caminho.

Como proteger seu celular de fraudes?

Se você tem o costume de sempre usar seu celular com o objetivo de fazer transações e também para armazenar informações pessoais, saiba que também é preciso ter cuidado e garantir a segurança do seu aparelho, pois ele também pode sofrer fraudes como o cartão clonado. Saiba como:

  • o primeiro ponto, a fim de manter a garantia dos seus dados, é evitar deixá-los salvos em aparelhos, mesmo aqueles com uso recorrente;
  • crie cartões digitais, aqueles que permitem apenas um uso e depois são descartados, sendo assim, você protege sua conta mesmo usando o celular;
  • usar senhas pessoais e intransferíveis em aparelhos celulares e computadores é essencial, mais ainda para aqueles que podem ser compartilhados;
  • não clique em links enviados pela internet e desconfie de promoções que são muito diferentes das demais lojas que costuma comprar;
  • não compartilhe informações pessoais por aplicativos de conversa;
  • use antivírus no seu celular e faça limpeza da memória sempre que possível, pois os aplicativos costumam avisar se algo é suspeito, ajudando o usuário a se proteger.

Uma dica é baixar o HERO no seu celular, além de proteger os seus dados durante a compra ele também envia alerta de sites maliciosos. O HERO conta um excelente otimizador para melhorar a performance do seu aparelho fazendo com que ele fique mais rápido e com muito mais espaço.

Assim como é rotina alguns usuários ficarem por dentro das tecnologias, usando todos os aplicativos e serviços disponíveis, é essencial que cuidem e se informem para evitar que o cartão seja clonado.

Gostou do nosso conteúdo sobre cartão clonado? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, curta nossa página do Facebook e receba as notificações de artigos que vão ajudá-lo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.