Dicas para acelerar o celular e adiar a compra de um aparelho novo

10 dicas para acelerar o celular e adiar a compra de um aparelho novo

Está sofrendo com um smartphone lento e cogitando até mesmo comprar um novo? Poupe o seu dinheiro e invista em aprender maneiras de acelerar o celular e fazê-lo funcionar como antes!

Neste texto, você aprenderá 10 maneiras de deixar o seu aparelho mais rápido e leve, evitando a compra de um novo tão rápido e poupando dinheiro para gastar com outras coisas ou até mesmo criar uma reserva de emergência.

1. Exclua os aplicativos que não usa

Você já passou pela seguinte situação: encontra um aplicativo incrível na loja de apps do seu celular, resolve baixá-lo e o usa por uma semana, mas acaba enjoando e o deixa esquecido enquanto baixa e usa outros apps?

Mesmo que ele não sendo usado, ocupa um espaço considerável no seu smartphone. Quanto menos espaço livre o seu aparelho tiver, mais lento ele vai ficar, por isso exclua aqueles aplicativos que não usa ou que não são tão necessários para o seu dia a dia.

2. Faça limpeza do navegador e de outros apps

Para navegar na internet, seu celular utiliza um navegador. Conforme você acessa páginas, ele salva cookies e dados desses locais, o que deixa o celular lento e travando.

Para eliminar esse problema, acesse as configurações de aplicativo e procure a relação de apps existentes no seu celular. Selecione o seu navegador mobile e clique na opção de apagar o histórico. Você também pode fazer esse procedimento em outros aplicativos, como Instagram e Facebook.

3. Apague arquivos inúteis

Assim como falamos que aplicativos não usados devem ser excluídos, o conselho também vale para os arquivos: elimine fotos, vídeos e outros tipos de dados que não tenham nenhuma utilidade. Caso não queira apagar seus arquivos de mídia, você pode colocá-los no cartão SD ou migrá-los para o seu computador, pendrive ou HD externo.

Uma outra dica é desativar a opção de baixar arquivos de mídia automaticamente no WhatsApp. Assim, você poderá adicionar ao seu celular apenas as fotos e vídeos que realmente quiser ver, salvando uma boa parte da sua memória interna.

4. Limpe todas as conversas do WhatsApp

Todas as conversas, sejam privadas ou em grupos, ficam salvas no aplicativo. Não apenas as mídias, mas as próprias conversas com texto fazem com que o aplicativo fique cada vez mais pesado e ocupe mais memória do celular.

Apague as conversas antigas e de pessoas com as quais você não conversa mais. Em caso de existir mensagens importantes, faça backup ou anote as informações que não pode perder em um caderno. Uma outra ideia é tirar um print da conversa e adicioná-lo em um pendrive ou HD externo.

5. Elimine o cachê dos aplicativos

O cachê é o local no qual os arquivos temporários dos apps são alocados para que eles possam ser acessados mais rapidamente quando necessário. Entretanto, é normal que se tenha um acúmulo excessivo desses arquivos, o que deixa o celular lento.

Para limpar o cachê dos aplicativos, acesse as configurações do seu celular, abra os aplicativos que deseja fazer essa operação e clique em “liberar cachê”. Não se preocupe, a eliminação de cachê não causa danos ao aparelho.

hero-campanha-bloqueio-hackers-blogPowered by Rock Convert

6. Feche os aplicativos que não estiver usando

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quando apertamos o botão para voltar à tela principal e abrimos outro aplicativo, o anterior não é fechado, apenas fica no modo de segunda tela. Ter diversas aplicações nesse modo fará com que seu celular fique mais lento, pois terá que dividir o processamento para manter todos ativos.

Para realmente fechar os aplicativos em segundo plano, você pode dar dois toques no botão central do iPhone para abrir a relação de apps abertos e arrastá-los para cima, ou apertar o botão de aplicações nos aparelhos Android e arrastá-los para o lado. Lembre-se sempre de fazer esse procedimento ao fechar um aplicativo.

7. Organize o seu cartão microSD

Um cartão microSD é um dispositivo de memória que, quando colocado no celular, permite que ele tenha mais espaço de armazenamento para aplicativos, fotos, vídeos e arquivos. Entretanto, deixá-lo bagunçado fará com que o seu aparelho perca desempenho. Além disso, procure formatá-lo de forma periódica (mas não se esqueça de fazer backup dos dados importantes).

Assim como na memória interna, procure deixar apenas os arquivos necessários. Se você gosta de ouvir música, experimente utilizar um streaming: ele ocupa menos espaço na memória e permite que você ouça uma infinidade de músicas e podcasts, até mesmo off-line.

8. Mude as configurações do Wi-Fi

Um procedimento que poucas pessoas sabem, mas que pode deixar o seu celular lento, é deixar ativada a opção de solicitar conexão de Wi-Fi no celular. Com ela, sempre será perguntado ao usuário se ele deseja se conectar a uma rede na qual ele não tenha se conectado anteriormente.

Ao desativar essa opção, você não receberá esse pedido, mas ainda se conectará automaticamente às redes de Wi-Fi que já tenha utilizado anteriormente. Assim, deixará a sua barra de notificações mais limpa e o celular ficará mais rápido.

9. Formate o seu aparelho

Caso você já tenha feito todas as dicas acima, mas ainda percebe que o seu aparelho está lendo e travando, o melhor a se fazer é formatá-lo. Com a formatação, todos os seus dados e vírus (caso houver) serão apagados, retornando o celular ao seu modo de fábrica. Para fazer isso, é só acessar as configurações do seu celular e procurar a opção de redefinir.

É importante que, antes de formatar o seu aparelho, faça o backup de todos os seus arquivos e aplicativos. Desse modo, depois de formatados, será possível reinstalá-los no seu aparelho. Entretanto, se certifique de manter no backup apenas os arquivos necessários, pois, caso contrário, seu aparelho voltará a ter a memória cheia e continuará travando.

10. Atualize o sistema operacional

Um outro motivo que pode fazer o seu celular ficar mais lento é a presença de algum defeito na versão atual do sistema operacional ou se ela estiver bastante desatualizada. Procure sempre deixar o seu sistema operacional o mais atual possível, já que são feitas melhorias e bugs são corrigidos.

Para atualizar o seu sistema operacional, vá até a guia de configurações e procure a opção de atualizá-lo. O processo é bastante simples e, após o celular ser reiniciado, ele já rodará a nova versão e melhorias já podem ser vistas.

Conferindo essas 10 dicas de como acelerar o celular, você poderá adiar a compra do celular novo, já que seu aparelho atual está mais rápido e leve. E o melhor: você não precisará gastar nada para fazer isso.

Para complementar as mudanças no seu aparelho, você ainda poderá utilizar aplicativos que otimizam o celular, apagam o cachê automaticamente e ainda ajudam a economizar a bateria do seu celular, como o app da Hero!

Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais para ajudar seus amigos que estão com o mesmo problema! Além disso, vale dar uma olhada em nosso blog, pois temos outros conteúdos sobre como liberar memória no celular.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.